Cineastas pernambucanos ganham programa no Canal Brasil

O cineasta Camilo Cavalcante produziu e dirigiu uma série sobre cineastas pernambucanos para o Canal Brasil, “Olhar”, composto de 10 programas (26 minutos cada), onde diretores conversam e discutem a essência da formação do seu olhar e como isto reflete na sua obra, na sua condição humana e em seus desdobramentos no processo criativo. São eles, Fernando Spencer, Jomard Muniz de Brito, Kátia Mesel, Cláudio Assis, Marcelo Pedroso, Mercelo Lordello, Lírio Ferreira, Daniel Bandeira, Kléber Mendonça Filho e Simião Martiniano. A série irá ao ar em janeiro e existe a possibilidade de outras temporadas.

É um programa que prima pela simplicidade e que se foca completamente no convidado, procurando instigá-lo a falar sobre o seu pensamento, sua vida, deixando o realizador à vontade para colocar suas impressões sobre o mundo. “É uma série que expressa a memória viva da cultura imagética do Estado e que pretende falar do passado, do presente, do momento, mas também deixar gravado para a posteridade o pensamento e o caráter dos artistas da imagem”, afirma Camilo, que é dos mais expressivos realizadores pernambucanos, com mais de 12 curtas e 100 prêmios no currículo, e que pretende filmar seu primeiro longa, “A História da Eternidade”, em julho de 2012.

A série foi realizada pela Aurora Cinema, com incentivo do Funcultura, edital de cultura do Pernambuco, filmada em HD, e um cenário criativo e deslumbrante. O Canal Brasil comprou a série para veicular em sua programação a partir de janeiro de 2012. “É a primeira produção independente para TV da Aurora Cinema. Esse tipo de parceria é fundamental para garantir visibilidade a produtos audiovisuais que fogem do main stream e são produzidos de forma independente. Pretendemos continuar com este tipo de parceria, creio que o futuro da distribuição de audiovisual passa por esse tipo de iniciativa entre TV (pública, privada, aberta ou por assinatura) e as produtoras independentes. Já estamos começando a preparar o projeto para captação de recursos visando a produção de uma segunda temporada da série “Olhar”, afirma Camilo.

Assista o teaser do programa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.