Tocantins cria sua primeira associação de críticos de cinema
A Associação dos Críticos de Cinema do Tocantins (ACCTO) foi fundada em 9 de abril, em assembleia realizada no Espaço Pátio de Chile, em Palmas. É a primeira associação de críticos criada no Tocantins. A ACCTO agrega profissionais da crítica cinematográfica oriundos de diversas áreas, incluindo jornalistas, advogados, historiadores, publicitários, professores, pesquisadores e escritores com experiência em jornal, rádio, televisão e internet.
Foram eleitos, como presidente, o jornalista e cineasta Hermes Leal, criador da Revista de CINEMA, e, como vice-presidente, Elisângela Dantas, curadora de cinema.
A associação tem por fim a divulgação do cinema por meio da promoção de estudos, pesquisas, cursos e seminários, preferencialmente no Estado do Tocantins; bem como deverá promover debates sobre filmes e a defesa de uma reflexão crítica, responsável e de qualidade em relação às obras audiovisuais abordadas e a defesa de seus associados para que exerçam, com liberdade, as prerrogativas de seu trabalho.
Pensada com muita atenção e com orientação da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – ABRACCINE, sendo seu Estatuto aprovado pela mesma, é um desdobramento de um grupo chamado Clube do Cinema, com atuação desde 2018 na Maratona do Oscar, mostras e festivais realizados pela Fundação Cultural de Palmas e CBN Tocantins.
A ACCTO terá como um de seus objetivos organizar o júri da crítica nos festivais de cinema Tocantinense, valorizando a produção local, regional e nacional em suas premiações, por meio de um trabalho em conjunto com as organizações dos festivais.
O Prêmio da Associação dos Críticos de Cinema do Tocantins – ACCTO deverá, preferencialmente, restringir-se a apenas um filme por categoria (longa-metragem, curta ou média-metragem), conforme as categorias definidas por cada certame.
A ACCTO promoverá, anualmente, entre os seus filiados, o prêmio para o cinema, cuja votação se dará para: Melhor Longa-metragem Tocantinense, Melhor Curta-metragem Tocantinense, Melhor Longa-metragem Brasileiro, Melhor Curta-metragem Brasileiro e Melhor Longa-metragem Estrangeiro. A Associação poderá criar prêmios especiais e destaque do ano, caso ache necessário pela maioria dos votos.
A Associação está em seus primeiros passos na construção de um site e em breve terá seu Estatuto disponível para consultas e a adesão de novos membros.