Mostra de animação portuguesa chega ao Rio

A Monstra – Mostra Oficial de Animação Portuguesa, tradicional festival de filmes de animação realizado em Lisboa há 16 anos, acontecerá na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 1º a 13 de novembro, pela primeira vez no Brasil. O curador Fernando Galrito fez uma seleção de 34 curtas-metragens de animação portugueses de diversos estilos e técnicas, produzidos entre 1923 e 2015. A entrada para todas as sessões e oficinas é franca, com distribuição de senhas a partir da abertura da bilheteria.

A programação da mostra é dividida em quatro programas: Históricos da animação portuguesa; Mistérios da noite e do dia; Viagens do céu e da terra; e A animação e o fado. e aborda um panorama da animação portuguesa, com filmes premiados e inéditos no Brasil, realizados com técnicas diversas, como: animação em areia (Clandestino, 1998, de Abi Feijó), em papel (CofCof, 2000, de Zepe), de volumes (A Suspeita, 1999, de José Miguel Ribeiro), em 2d com plasticina (Shshsintonia  Incompleta, 1999, de Mário Jorge Neves) e pintura e desenho sobre papel (Com uma Sombra na Alma, 2005, Fernando Galrito).

Entre os destaques, estão o primeiro filme de animação português, O Pesadelo de António Maria (1923), de Joaquim Guerreiro; e Os Salteadores (1993), de Abi Feijó, a primeira grande produção que reuniu uma vasta equipe de animadores de todo o país, ganhador do Prêmio Especial do Júri no Cartoon D’Or de 1994, considerado o “Oscar” da animação europeia; e História Trágica com Final Feliz (2005), de Regina Pessoa, o filme português com mais prêmios nacionais e internacionais.

O evento promove ainda diversas atividades de formação, além das sessões dos curtas-metragens. O curador, professor de animação, diretor artístico da Monstra e cineasta português Fernando Galrito ministrará a oficina Animação e Fascinação, especialmente para crianças a partir de seis anos, nos dias 2, 3 e 4 de novembro, às 15h. A oficina é gratuita e as inscrições devem ser feitas no link https://goo.gl/forms/9wVAcGrYyWRRaTZF2.

No sábado (dia 5), às 18h30, Galrito fará a palestra Cinema de Animação, da Tela à Galeria, sobre as outras possibilidades de uso da animação, desde o cinema, a dança, o teatro e a galeria de arte. No domingo (dia 6), também às 18h30, ele ministra uma masterclass de animação a partir dos seus filmes.

Outras informações sobre a Monstra podem ser acessadas no endereço http://www.cromakey.com.br/Monstra.html.

 

Monstra – Mostra Oficial de Animação Portuguesa
Data: 1 a 13 de novembro de 2016 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: entrada franca
Lotação: 78 lugares (mais três para cadeirantes)                  
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.