Encontros com Cineastas exibe documentário sobre Operação Condor

Operação Condor – Verdade Inconclusa, documentário do cineasta e historiador Cleonildo Cruz, percorre os países envolvidos –Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Perú – para buscar documentos, relatos, ouvir familiares e vítimas sobreviventes das torturas do que foi a Operação Condor.

A Operação Condor é descortinada no documentário. É revelado que, mesmo antes da formalização, em 25 de novembro de 1975, os aparatos repressivos dos regimes militares do cone sul já eram interligados, relações bilaterais nas trocas de informações entre os aparatos repressivos dos regimes militares, intercâmbio de informações pelas embaixadas, realização de operações de prisão, tortura e troca de prisioneiros.

O filme teve lançamento em Santiago do Chile, no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, e no Senado Federal do Chile, voltando a ser projetado em fevereiro de 2016, como dos mais aplaudidos no Cine de Colección. Depois das pré-estreias em São Paulo, em 6 de julho pela Spcine, e em Belo Horizonte, pela Secretaria de Direitos Humanos, no dia 24 de agosto, o documentário será lançado nas salas do CEU Butantã (01/11), CCSP Paulo Emílio (04/11), como sessões do projeto Encontros com Cineastas, realizado em parceria pela Revista de CINEMA e a Spcine. Já em Porto Alegre, a exibição será na sala Paulo Amorim, no Espaço Cultural Mario Quintana, no dia 22 de novembro, e em dezembro, no Uruguai.

Após cada sessão, o diretor conversa com o público sobre a obra, a história que ela conta e o processo do filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.