Retrospectiva Domingos Oliveira

A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe, de 2 a 10 de novembro, a mostra Domingos. Com curadoria de Fernanda Teixeira e Renata Paschoal, a retrospectiva apresenta um painel com o que há de mais significativo na obra do cineasta carioca Domingos Oliveira, morto em março, aos 82 anos. São 14 longas-metragens, exibidos em formato digital, além de uma leitura dramatizada, um debate e um bate-papo. O projeto acontece no Cinema 2.

A programação reúne marcos da carreira de Domingos Oliveira (1936-2019), como os filmes Todas as Mulheres do Mundo (1966), Separações (2002) e Amores (1998). Um catálogo com fotos e texto inéditos será distribuído gratuitamente para quem comparecer a pelo menos três sessões.

Domingos Oliveira talvez tenha sido o único artista brasileiro a ter uma carreira de destaque em três meios distintos: cinema, teatro e televisão. Ao longo de mais de 60 anos de atuação, Domingos escreveu 28 peças, dirigiu 63, publicou seis livros, lançou seis traduções, dirigiu 19 longas-metragens e participou de quase 50 telefilmes, como roteirista ou diretor. Seus filmes costumavam ser produzidos a partir de suas próprias peças teatrais, mas se destacaram pelo domínio da linguagem cinematográfica.

A mostra terá uma série de atividades extras. A Sessão acessibilidade, por exemplo, vai exibir o filme Aconteceu na Quarta-Feira com audiodescrição (em 5 de novembro) e tradução em Libras (em 8 de novembro). No dia 5 de novembro, após a exibição de Carreiras (2005), haverá ainda um debate sobre cinema independente.

No dia 7 de novembro, a sessão de Feminices (2004) será seguida de um bate-papo com atrizes que atuaram em filmes de Domingos. Já no dia 9 de novembro, após a exibição de Amores, a atriz Maria Mariana, filha do cineasta, fará uma leitura dramatizada do texto do pai Duas ou três coisas que eu sei dela, a vida.

Mostra Domingos
Data: 
2 a 10 de novembro
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.