Comédia Caipira

O curta desta edição, “A Mula Teimosa e o Controle Remoto”, de Hélio Villela, vem conseguindo atrair bons prêmios em festivais com uma história simples entre um menino da fazenda e outro da cidade. O filme venceu o prêmio da crítica, de aquisição do Canal Brasil e de melhor ator no 43º Festival de Brasília, e levou, no 39º Festival de Cinema de Gramado, prêmio do júri estudantil, cujo corpo de jurados é composto por alunos de cinema. O filme, realizado em 35 mm, patrocinado pelo projeto Curta Criança em parceria com a TV Brasil, ainda está em exibição por festivais, incluindo o Festival Internacional de Curtas de São Paulo deste ano.

Este é o segundo filme do jovem diretor paulista, formado em cinema pela ECA-USP, e que realizou seu primeiro curta, “Chroume”, em 2005. O projeto foi inspirado na própria infância do diretor no interior de São Paulo e conta uma historia sem diálogos, um tipo de disputa entre dois garotos (Ícaro Teixeira e Vinny Azar), um com sua mula e outro com um aviãozinho de controle remoto, em uma fazenda.  “Vi que era muito normal um estranhamento inicial com outros meninos que não conhecia, ou que fazia tempo que não encontrava. Demorava um pouco para quebrar o gelo e começar uma troca”, revela Hélio.

O diretor destaca a trilha sonora como um dos elementos fortes do filme, para suprir também a ausência de diálogos entre as duas crianças e seus mundos particulares. “Sabíamos desde o princípio que a música entraria em primeiro plano na banda sonora, não como fundo”, revela o diretor. A trilha foi composta por Bruno Palazzo, que fez diversas sessões de testes da música no filme até atingir o resultado final. A parte musical também contou com a parceria de Ronaldo Passos (violão), Ben Lamar (trompete) e Guile Martins, responsável pelo desenho de som.

Hélio Villela já filmou seu terceiro curta, “Arapuca”, no mesmo cenário de “A Mula Teimosa e o Controle Remoto”, onde o diretor também pretende filmar seu primeiro longa. Em fase de desenvolvimento do roteiro, o filme tem enredo policial. (Jhennifer Moises)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.