Realidades Adaptadas

Livros de ficção científica sempre inspiraram diretores e roteiristas de cinema. Vários clássicos desse gênero literário ganharam as telonas e conquistaram espectadores. No Brasil, diversos autores tornaram-se conhecidos do grande público graças às adaptações cinematográficas de suas obras, como H. G. Wells (Guerra dos Mundos), Anthony Burgess (Laranja Mecânica), Isaac Asimov (Eu, Robô) e Arthur C. Clarke (que, simultaneamente, escreveu o livro e coassinou o roteiro de 2001: Uma Odisseia no Espaço). Esse, porém, não é o caso de Philip K. Dick. Embora tenha uma produção literária ampla, original e perturbadora – que fez dele um dos autores mais adaptados para o cinema –, Dick ainda é pouco conhecido no Brasil. Ou melhor, pouco reconhecido. Afinal, quem nunca ouviu falar em Blade Runner – O Caçador de Androides, filme dirigido por Ridley Scott em 1982 e inspirado no livro Do Androids Dream of Electric Sheep?, escrito por Dick em 1968? E ainda os sucessos de bilheteria inspirados em seus contos, como O Vingador do Futuro (1990 e 2012) e Minority Report – A Nova Lei (2002)?

É justamente para fazer justiça a um dos principais escritores do século 20 que a Editora Aleph traz aos leitores brasileiros Realidades Adaptadas, coletânea de contos – publicada exclusivamente no Brasil – com os sete textos originais que inspiraram os roteiros de filmes mundialmente conhecidos, alguns dos quais se tornaram sucessos de bilheteria. São eles:

LEMBRAMOS PARA VOCÊ A PREÇO DE ATACADO (We can remember it for you wholesale): publicado em 1966, o conto deu origem ao filme O Vingador do Futuro (Total Recall), cuja primeira versão, rodada em 1990, foi dirigida pelo cineasta holandês Paul Verhoeven (Robocop – O Policial do Futuro, Instinto Selvagem). O remake do filme, com lançamento previsto no Brasil para 17 de agosto, é dirigido pelo norte-americano Len Wiseman (Anjos da Noite, Duro de Matar 4.0). O papel do protagonista, vivido por Arnold Schwarzenegger nos anos 90, coube ao ator irlandês Colin Farrell na versão mais rece nte.

SEGUNDA VARIEDADE (Second variety): lançado em 1995, o filme Screamers – Assassinos Cibernéticos (Screamers), cujo roteiro foi baseado nesse conto de 1953, tem direção do canadense Christian Duguay (A Cilada). Conhecido por ter interpretado o policial biônico de Robocop – O Policial do Futuro e Robocop 2, o ator norte-americano Peter Weller também protagonizou Screamers.

IMPOSTOR (Impostor): lançado em 2001, o filme Impostor (Impostor) foi inspirado no conto homônimo, publicado em 1953. Dirigido pelo norte-americano Gary Fleder (O Júri, Beijos que Matam), traz em seu elenco os atores Gary Sinise, Madeleine Stowe e Tony Shalhoub.

O RELATÓRIO MINORITÁRIO (The minority report): inspirado nesse conto de 1956, Minority Report – A Nova Lei (Minority Report) foi lançado em 2002 e tornou-se uma das mais bem-sucedidas adaptações da obra de Philip K. Dick para o cinema. Estrelado por Tom Cruise, o filme traz a assinatura do diretor Steven Spielberg (Guerra dos Mundos, Indiana Jones).

O PAGAMENTO (Paycheck): o filme O Pagamento (Paycheck) estreou nos cinemas em 2003 sob a direção de John Woo, cineasta chinês radicado nos Estados Unidos, mestre das fitas de ação (A Outra Face, Missão Impossível 2). Baseado no conto homônimo de 1953, o longa é protagonizado pelo ator norte-americano Ben Affleck.

O HOMEM DOURADO (The golden man): conto de 1954 que inspirou o filme O Vidente (Next), lançado em 2007 e dirigido pelo neozelandês Lee Tamahori (007 – Um Novo Dia Para Morrer, No Limite). Nicolas Cage, no papel-título, e Julianne Moore, fazem parte do elenco.

EQUIPE DE AJUSTE (Adjustment team): escrito em 1954, o conto deu origem a Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau), que marcou a estreia do norte-americano George Nolfi na direção. Lançado em 2011, o filme traz em seu elenco Matt Damon e Emily Blunt nos papéis principais.

Sobre o autor: Philip Kindred Dick nasceu nos Estados Unidos em 1928. Ao longo de seus 53 anos de vida escreveu intensamente, e com maestria. O profundo questionamento da condição humana e da verdadeira natureza da realidade tornou-se uma marca indelével de sua obra. Tanto que a ficcionista Ursula K. Le Guin chegou a considerá-lo o Jorge Luis Borges norte-americano. É autor de cinco coletâneas de contos e 36 romances, dentre os quais Valis, Ubik (eleito um dos cem melhores romances em língua inglesa do século 20, pela revista Time), Os Três Estigmas de Palmer Eldr itch e os premiados O Homem do Castelo e Fluam, Minhas Lágrimas, Disse o Policial, todos publicados no Brasil pela Editora Aleph. Morreu em 1982, em decorrência de um acidente vascular cerebral. Embora não tenha tido o justo reconhecimento em vida, várias de suas obras tornaram-se conhecidas ao serem roteirizadas para o cinema. Dick jamais viu os filmes que inspirou; Blade Runner, o primeiro deles, foi lançado três meses após sua morte.

Realidades Adaptadas
Os contos de Philip K. Dick que inspiraram grandes sucessos do cinema
Autor: Philip Kindred Dick
Tradução: Ludimila Hashimoto
Editora: Aleph
Páginas: 304
Preço: R$ 49,00

2 thoughts on “Realidades Adaptadas

  • 2 de agosto de 2012 em 11:39
    Permalink

    Olá! Ótimo preview dessa estupenda coletânea de contos do grande mestre PKD! Porém, “Fluam, Minhas Lágrimas, Disse o Policial”? Acho que nunca ouvi falar desse romance (talvez seja diferente do título original), e ele não está sendo publicado pela editora Aleph (a não ser que tenha sido publicada no passado). Poderiam explicar melhor sobre a publicação desse romance?

    Resposta
  • 2 de agosto de 2012 em 11:45
    Permalink

    Ah, acabei de descobrir aqui! Na realidade, “Fluam Minhas Lágrimas, Disse o Policial” (Flow My Tears, The Policeman Said) foi publicado no Brasil com o título “Identidade Perdida”, pela editora Brasiliense em 1986, por isso que eu acabei me confundindo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.