Roteirista de Alejandro González-Iñárritu ministra oficina de roteiro em Curitiba

Quase tão popular quanto os filmes de Guillermo Arriaga é o conceituado curso de roteiro cinematográfico que ele ministra há vários anos, com passagem por Nova Iorque, Londres e Los Angeles, entre outras cidades. Parte deste conteúdo será apresentado pela primeira vez em Curitiba no mês de novembro, dentro da programação do projeto Ficção Viva.

Considerado um dos nomes mais influentes do cinema contemporâneo mundial, o mexicano Guillermo Arriaga é roteirista de filmes como “O Búfalo da Noite” e “Os três enterros de Melquiades Estrada”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro do Festival de Cannes em 2005. Seus trabalhos mais conhecidos são a trilogia formada por “Amores Brutos”, “21 gramas” e “Babel”, todos dirigidos por Alejandro González-Iñárritu – por “Babel”, Arriaga foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro em 2007. Sua estreia como diretor aconteceu em 2008 com o filme “Vidas que se cruzam” (The Burning Plain), estrelado por Charlize Theron e Kim Basinger. Como escritor, publicou “O Esquadrão Guilhotina”, “Um doce aroma de morte”, o livro de contos “Retorno 201” e o romance “O Búfalo da Noite”, adaptado para o cinema.

Durante os dias 24 e 25 de novembro, Arriaga ministrará um workshop de roteiro cinematográfico no qual abordará temas como construção narrativa não-linear, foco dramático, estrutura de cenas, escrita de diálogos e criação de personagens. As inscrições para a atividade abrem esta semana, e podem ser feitas pelo site www.ficcaoviva.com ou através do e-mail inscricoes@ficcaoviva.com.

Além do workshop, Guillermo Arriaga participará de um bate-papo aberto ao público no sábado, 24 de novembro, às 20h. Na ocasião, será exibido o filme “Os três enterros de Melquiades Estrada”, de Tommy Lee Jones, roteirizado por Arriaga. A sessão acontece no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e tem entrada franca, com distribuição de ingressos uma hora antes do evento.

O projeto Ficção Viva tem ênfase no roteiro de cinema e em realizadores ibero-americanos, e teve seu primeiro ciclo em 2008/2009. A segunda edição, que iniciou em outubro e continua ao longo de 2013, já recebeu o cineasta cearense radicado na Alemanha Karim Aïnouz, premiado por filmes como “Madame Satã”, “O Céu de Suely” e “Viajo porque preciso, volto porque te amo”.

Workshop com Guillermo Arriaga
Dias: 24 e 25/11 (sábado e domingo) das 14 às 17h
Local: Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão)
Investimento: R$ 250 (As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição)
Inscrições: www.ficcaoviva.com ou pelo fone 41 3324-3377

2º Encontro: Exibição do longa-metragem “Os Três Enterros de Melquiades Estrada” (direção de Tommy Lee Jones, roteiro de Guillermo Arriaga), seguida de bate-papo com o roteirista
Dia: 24/11 (sábado) às 20h
Local: Auditório do MON – Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)
Entrada franca. Distribuição de ingressos 01 hora antes do evento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.