Vencedor do Prêmio Itamaraty da Mostra será anunciado hoje
Pelo quarto ano seguido, o Ministério das Relações Exteriores concederá o Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema. Concorrem aos prêmios de Melhor Longa-Metragem de Documentário (R$ 35 mil) e Melhor Longa-Metragem de Ficção (R$ 50 mil) todos os filmes nacionais programados no evento.
Os filmes vencedores são escolhidos por Comissão Julgadora especialmente instituída para tanto, entre os cinco mais votados pelo público da Mostra em cada categoria, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital da premiação.
Os filmes nacionais programados na Mostra tiveram ao menos duas sessões até o dia 28 de outubro, data limite para a contagem dos votos populares que definiram os cinco finalistas em cada categoria do Prêmio Itamaraty.
Todos os prêmios da 36ª Mostra serão anunciados na noite de encerramento, hoje, dia 1º de novembro, em cerimônia para convidados.
Veja a lista dos filmes concorrentes:
FICÇÃO:
A BUSCA
2012 / Brasil / color / 35mm / 96 min. / Ficção / 12 anos
Diretor: LUCIANO MOURA / Elenco: Wagner Moura, Lima Duarte, Mariana Lima, Brás Antunes
COLEGAS
2012 / Brasil, Argentina / color & PB / digital / 100 min. / Ficção / Livre
Diretor: MARCELO GALVÃO / Elenco: Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Viola, Lima Duarte
O QUE SE MOVE
2012 / Brasil / color / 35mm / 97 min. / Ficção / 14 anos
Diretor: Caetano Gotardo / Elenco: Cida Moreira, Andrea Marquee, Fernanda Vianna, Rômulo Braga, Wandré Gouveia
O SOM AO REDOR
2012 / Brasil / Color / digital / 131 min. / Ficção / 14 anos
Diretor: Kleber Mendonça Filho / Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings
UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA
2012 / Brasil / color / 35mm / 75 min. / Animação / livre
Diretor: LUIZ BOLOGNESI / Elenco: Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro
DOCUMENTÁRIOS:
EMBU – TERRA DAS ARTES
2012 / Brasil / color / digital / 70 min. / Documentário / Livre
Diretor: MARIA DE FÁTIMA SEEHAGEN
FRANCISCO BRENNAND
2012 / Brasil / color / 35mm / 75 min. / Documentário / Livre
Diretor: MARIANA BRENNAND FORTES
MUITO ALÉM DO PESO
2012 / Brasil / color / digital / 84 min. / Documentário / Livre
Diretor: ESTELA RENNER
SATYRIANAS, 78 HORAS EM 78 MINUTOS
2012 / Brasil / color / digital / 78 min. / Documentário / 16 anos
Diretor: DANIEL GAGGINI, FAUSTO NORO, OTÁVIO PACHECO
SEMENTES DO NOSSO QUINTAL
2012 / Brasil / color / digital / 118 min. / Documentário / Livre
Diretor: FERNANDA HEINZ FIGUEIREDO
JÚRI
- JOSÉ ROBERTO ROCHA FILHO
Estudou ciências jurídicas na Universidade Federal da Paraíba. É diplomata e subchefe da Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores.
- SÉRGIO ALPENDRE
É crítico de cinema, jornalista, professor e pesquisador. Coordena o núcleo de história e crítica da escola de cinema e artes Inspiratorium. É colaborador da Folha de S. Paulo (Guia livros, discos, filmes e Guia Folha) e do UOL Cinema. É editor e fundador da revista de cinema Interlúdio. Foi curador das mostras Tarkovski e Seus Herdeiros e Retrospectiva do Cinema Paulista, tendo editado os catálogos de tais eventos. Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa sobre cinema (2005-2008), e foi redator da revista eletrônica Contracampo (2000 a 2010). Editou a quarta edição da revista da Programadora Brasil. Já escreveu para os cadernos Mais e Ilustrada, da Folha de S. Paulo, e para as revistas Bravo, Filme Cultura, Movie, Foco e Taturana. Ministra cursos de história do cinema e oficinas de crítica por todo o Brasil.
- PAULA COSENZA
Formada em cinema pelo London College of Communication – University of the Arts, na Inglaterra, é responsável pelo desenvolvimento e produção de diversos filmes, documentários, curtas e séries de TV. Desenvolveu, produziu ou dirigiu séries e documentários premiados em festivais nacionais e internacionais para parceiros como BBC, SBS Austrália, Channel 4, Canal Futura, GNT e Record, entre outros. Entre suas produções recentes destacam-se O Samba que Mora em Mim, de Georgia Guerra-Peixe, vencedor do Prêmio Especial do Júri na 34ª Mostra; Violeta Foi Para o Céu, de Andres Wood, premiado no Festival de Sundance; e Tropicália, de Marcelo Machado.