Festival de cinema francês exibe filmes pela internet

De 17 de janeiro a 17 de fevereiro, internautas brasileiros poderão assistir a vinte filmes do festival de cinema francês de graça e sem sair de casa, através do MyFrenchFilmFestival.com.

Organizado pela Unifrance Films com o apoio da Embaixada da França no Brasil, o festival acontece gratuitamente no site www.myfrenchfilmfestival.com/pt mostrando o melhor da criação cinematográfica francesa contemporânea.

O MyFrenchFilmFestival.com propõe este ano, em sua terceira edição, dez longas-metragens e dez curtas-metragens em competição. Os internautas podem votar em seus filmes preferidos e deixar seus comentários no site. A seleção conta também, fora da competição, com um filme antigo e dois filmes francófonos canadenses: um longa e um curta.

Em 2012, o festival atraiu 1,3 milhões de espectadores em 174 países e 14 idiomas, um número trinta vezes superior ao da primeira edição. O Brasil ficou em segundo lugar com cerca de 86 mil espectadores, atrás apenas da China.

O festival (site e filmes) estará disponível em 12 idiomas: alemão, inglês, árabe, chinês, espanhol, francês, italiano, japonês, polonês, português, russo e turco.

Dez longas‐metragens e dez curtas serão exibidos em competição aos internautas do mundo inteiro. Eles correspondem a longas lançados a partir de setembro de 2011 na França e a curtas produzidos desde 2011. Esta seleção enfatiza a diversidade da produção francesa ‐ um documentário, uma comédia popular, dois filmes engajados e quatro coproduções; filmes que foram destaque em muitos festivais internacionais pelo público e pela imprensa, sem necessariamente chegar aos cinemas no exterior.

Este ano, fora da competição, além do filme‐patrimônio (O testamento de um gangster, de Georges Lautner), o festival apresenta dois filmes de Quebec, um longa e um curta, em parceria com a Téléfilm Canadá.

O festival premiará os filmes mais votados em quatro categorias:

  • o Prêmio do Público (o público votará online)
  • o Prêmio da Imprensa Internacional (formado por 10 jornalistas de jornais estrangeiros)
  • o Prêmio das Redes Sociais (formado por 100 pessoas no Facebook e no Twitter e presidido por Nikki Finke, famosa blogueira americana com seu site deadline.com)
  • o Prêmio do Júri, presidido por Michel Hazanavicius e formado por diretores estrangeiros (Emanuele Crialese, Lucrecia Martel e Xiaoshuai Wang).

Os longas e os curtas premiados serão exibidos em voos da Air France e um deles será exibido nos aviões da companhia japonesa ANA.

O festival será pago na maioria dos países, tanto na plataforma do MyFrenchFilmFestival.com quanto nas plataformas transmissoras (web ou TV). Em 2013, foi formada uma parceria com o iTunes, que irá transmitir os filmes em trinta países. Os filmes também serão exibidos em Filmin e Yomvi de Canal + na Espanha, Eurocinema e Vudu nos Estados Unidos, Flimmit na Áustria, Goodmovies na Alemanha, Illicoem Quebec, Le Kino na Suíça, Curzon On Demand no Reino Unido, Volta na Irlanda, Numericable Universciné na França e Dailymotion no mundo inteiro.

A seleção terá acesso gratuito em alguns países como o Brasil, a China (na plataforma Youku) e a Polônia (na televisão de Orange), Rússia (na plataforma Now) e Turquia (na Pay TV Digiturk).

As informações pedagógicas sobre vários filmes em competição serão publicadas online no myFrenchFilmFestival.com para promover, em conjunto com o Instituto Francês e o AEFE, a aprendizagem da língua francesa no exterior.

Programação:

Filmes em competição

Longas‐metragens

SegundaFeira de Manhã de Jean‐Marc Moutout
A desintegração de Philippe Faucon
Donoma de Djinn Carrénard
Louise Wimmer de Cyril Mennegun
Estrelas do rádio de Romain Lévy
Fale de você de Pierre Pinaud
O barco da esperança de Moussa Touré
Esporte para moças de Patricia Mazuy
Vamos todos para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica de Christian Rouaud

Curtas‐metragens

Este não é um filme de cowboys de Benjamin Parent
Dupla improvável de Vincent Mariette
Edmond era um asno de Franck Dion
Entre as estações de mêtro de Stéphane Demoustier
Sinto o som de Yann le Quellec
O marinheiro mascarado de Sophie Letourneur
O mundo de cabeça para baixo de Sylvain Desclous
O pais das maravilhas de Cécile Ducrocq
Oh Willy… de Emma de Swaef e Marc Roels
Um mundo sem mulheres de Guillaume Brac

Filmes fora de competição

Filme‐patrimônio: O testamento de um gangster de Georges Lautner
Filme de longa‐metragem de Quebec: Romeo Onze de Ivan Grbovic
Filme de curta‐metragem de Quebec: Opasatica de Eric Morin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.