Canal paranaense investe em conteúdo local

A RPC TV, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e afiliada da Rede Globo no Paraná, tem investido fortemente na produção de conteúdo local, especialmente o voltado à teledramaturgia. A emissora aposta em novos formatos e narrativas para o quadro “Casos e Causos”, que vai ao ar aos domingos à noite no programa “Revista RPC”. O quadro tem dez minutos e exibe curtas-metragens produzidos pela própria equipe da RPC TV ou em parceria com produtoras paranaenses. No dia 23 de junho, a emissora exibiu o primeiro episódio da série “Os 7 Pecados”, projeto de longa duração que segue até dezembro.

“Os 7 Pecados” é  uma produção exclusiva da RPC TV, que será exibida ao longo do segundo semestre em sete episódios mensais, cada um para um pecado: Soberba, Ira, Luxúria, Gula, Avareza, Preguiça e Inveja. Os episódios vão trazer histórias do cotidiano e situações comuns com as quais os telespectadores poderão se identificar.

A série tem como diferencial a inovação em linguagem narrativa, que não ficará restrita somente às telas. O público também vai poder acompanhar a história dos personagens nos intervalos da programação com pequenos programetes. Além do episódio que vai ar aos domingos, a RPC TV também desenvolveu conteúdo exclusivo para a internet, com detalhes de produção, curiosidades técnicas, elenco, direção, fotografia, roteiro, que pode ser acessado no site www.os7pecados.com.br. Outro diferencial desta série é que um laço ligará cada um dos sete episódios: o personagem coadjuvante de um capítulo será o personagem principal do próximo. O primeiro capítulo a ir ao ar foi “Luís e a Soberba”. O segundo capítulo será no dia 14 de julho com o episódio “Bianca e a Ira”. Os demais capítulos Luxúria em agosto, Gula em setembro, Avareza em outubro, Preguiça em novembro e Inveja em dezembro.

A ideia original da série é da atriz Maureen Miranda. O projeto foi desenvolvido pela equipe de Produção da RPC TV e os episódios têm direção de André Siqueira. As imagens foram captadas com equipamentos de alta definição, em 4K.

A emissora já teve algumas experiências com minisséries, entre elas “Maria Bueno” e “O Contestado”, duas histórias baseadas em fatos reais e que foram sucessos de audiência.

Desde 2007, a RPC TV investe no desenvolvimento do mercado de audiovisual no Paraná. De lá pra cá, já foram exibidos mais de 270 curtas-metragens que envolveram 30 produtoras e centenas de atores de todo o estado.

Regularmente, a emissora investe em cursos e treinamentos abertos aos profissionais do mercado, tanto em Curitiba quanto no interior. Além disso, para que os projetos saiam do papel, a emissora destina uma verba às produtoras parceiras e acompanha a realização do projeto, desde o roteiro até a edição.

Este ano, a RPC TV também realizou o seu 2º processo de Pitching, em que três produtoras foram selecionadas para desenvolver curtas-metragens em coprodução com a RPC TV.

3 thoughts on “Canal paranaense investe em conteúdo local

  • 10 de julho de 2013 em 20:31
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    Sem dúvida esse projeto é ótimo mas tem lá suas questões. O grau de caretice e pieguice dos filmes é tão alto que constrange até as crianças viciadas em “Carrossel”. É um conservadorismo niilista que não cabe ao horário de domingo a noite.

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    • 11 de julho de 2013 em 11:53
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      Errata: no comentário acima usei a palavra “niilista”, trocar por “xiita”.

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  • 11 de julho de 2013 em 20:33
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    E só mais um detalhe; o cachê que pagam ao roteirista é menor que o do cara que capta o som para esses curtas. Sem contar que essas produções são realizadas em no máximo 3 diárias, e um roteiro de curta bem estruturado leva muito mais tempo para ser finalizado.

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