Mostra apresenta a evolução do personagem homossexual no cinema nacional

A mostra “O Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro”, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 4 a 16 de fevereiro, apresenta uma seleção de filmes que retratam o tema, através de 17 longas e 5 curtas, além de duas mesas de debate com a presença de cineastas, historiadores e estudiosos.

O mote principal da mostra é traçar um panorama histórico sobre como os gays foram retratados nas produções cinematográficas brasileiras ao longo dos anos. Até o fim dos anos 1980, salvo raras exceções, os gays eram representados através de um personagem secundário, marginalizado ou caricato. Nos anos 1990, devido às mudanças políticas, sociais, culturais e tecnológicas, esses personagens começaram a ser retratados de outra forma, saindo da marginalidade para assumir o papel de sujeitos do discurso.

O público da mostra poderá acompanhar nas telas essa evolução. Se em “Gugu, o Bom de Cama” (1980), de Mario Benvenuti, Agildo Ribeiro encarna um gay cheio de maneirismos caricatos, em “Madame Satã” (2002), de Karin Aïnouz, Lázaro Ramos assume o lendário personagem carioca em um filme preocupado em abordar situações e dilemas existenciais específicos do tema.

O panorama também exibirá filmes pouco conhecidos pelo público contemporâneo, como “A Casa Assassinada” (1971), de Paulo César Saraceni, e “Vera” (1986), de Sérgio Toledo. Também haverá espaço para clássicos como “O Beijo no Asfalto” (1980), de Bruno Barreto, “Gisele” (1981), de Vitor di Mello, e “Anjos da Noite” (1987), de Wilson Barros, além da ousada experimentação estética de “Bocage – O Triunfo do Amor” (1997), de Djalma Limongi Batista. Entre as produções mais recentes, estão o documentário “Meu Amigo Cláudia” (2009), de Dácio Pinheiro, que será exibido na noite de abertura, e “Como Esquecer” (2010), de Malu de Martino.

Duas mesas de debate serão realizadas durante a programação. No dia 7, os jornalistas e críticos de cinema Susana Schild e José Carlos Monteiro se unem ao curador Antônio Moreno para abordar temas como lesbianismo e voyeurismo, além dos estereótipos do gay no cinema.

No dia 14, Antônio Moreno estará com o cineasta Luís Carlos Lacerda e o antropólogo e ativista gay Luiz Mott para abordar assuntos como o gay e a cidade grande e a evolução do tema homoafetivo no atual cinema brasileiro.

A programação completa do evento está disponível no site www.personagemhomossexual.com.br.

 

Mostra “O Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes); Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes) – Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Abertura para convidados: 3 de fevereiro (segunda-feira)
Exibição para o público: de 4 a 16 de fevereiro de 2014 (terça-feira a domingo)
Entrada: R$2 (inteira) e R$1 (meia) / Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

One thought on “Mostra apresenta a evolução do personagem homossexual no cinema nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.