Primeiro Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano acontecerá na Cidade do Panamá

No dia 5 de abril, a Cidade do Panamá vai sediar a primeira entrega dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano, um prêmio que nasce com a proposta de tornar-se um dos mais importantes instrumentos de fomento e apoio ao cinema da América Latina, de Portugal e da Espanha.

A premiação é promovida por duas entidades internacionais: a EGEDA (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), que representa mais de 7 mil produtores no mundo todo, e a FIPCA (Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), que promove coproduções entre países do grupo, reunindo produtores de 17 países. Seu vice-presidente é o espanhol Agustín Almodóvar, produtor dos filmes do irmão Pedro Almodóvar.

Do Brasil, concorrem às indicações os 69 longas de ficção, os 56 documentários e as duas animações que foram lançadas nos cinemas em 2013. Os brasileiros concorrerão com filmes de outros 21 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Um comitê de seleção, constituído pelo representante de cada país na FIPCA, selecionará os filmes nacionais para cada uma das categorias, conforme os critérios estipulados pelos organizadores do prêmio. A partir dessa pré-seleção, um júri internacional irá decidir os títulos finalistas e, posteriormente, o vencedor de cada uma das categorias.

A lista dos concorrentes será anunciada nesta quinta-feira, dia 13 de março, em dez categorias:

– Melhor Filme Ibero-americano de Ficção
– Melhor Direção
– Melhor Interpretação Masculina
– Melhor Interpretação Feminina
– Melhor Música Original
– Melhor Filme de Animação
– Melhor Documentário
– Melhor Roteiro
– Melhor Coprodução Ibero-americana
– Prêmio de Honra do Cinema Ibero-americano

O troféu Platino, criado pelo designer espanhol Javier Mariscal, é a figura de uma mulher ancestral com os braços estendidos ao alto. Ao centro dessa figura feminina, a Terra com o mapa da América Latina ao centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.