Documentário registra local onde viveu Mestre Salustiano

O documentário Casa Pernambucana da série Coleções, com o tema Casas Brasileiras, dirigido por Belisario Franca, vai ao ar no próximo dia 23, às 21h30, no SescTV.

O episódio visita o Sítio Salu, em Olinda, onde viveu o ator, músico, compositor e artesão Mestre Salustiano (1945 – 2008) e onde moram seus filhos.

O programa narra um pouco da história do Mestre Salustiano, nascido na região de Aliança, na Mata de Dentro, interior de Pernambuco. Ele criou em 1960, em Olinda, manifestações como Caboclinho, Cavalo Marinho, Ciranda, Mamulengo e Forró de Rebeca.

Pontuado por depoimentos de Mestre Salustiano, o documentário passeia pelo Sítio Salu, que o mestre deixou para seus 15 filhos e onde eles construíram suas casas. É neste sítio que vive a última de suas nove esposas com a filha caçula do casal, e onde está instalada a Casa da Rebeca, que abriga diversos discos de artistas populares. Também é nesta casa que acontecem atividades culturais e se pode degustar do prato que Salustiano mais gostava: galinha capoeira e cabideira com macaxeira e bode na brasa.

A produção fala sobre o interesse de alguns dos filhos de Mestre Salustiano pela arte; a criação do grupo de dança Geração Salu e do espetáculo Trupecada, que mescla ritmos do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural; e o gosto da família pernambucana por se reunir para almoçar. No cardápio, macaxeira, cuscuz, mão de vaca, galinha de capoeira e a tradicional buchada de bode.

 

One thought on “Documentário registra local onde viveu Mestre Salustiano

  • 1 de março de 2016 em 17:23
    Permalink

    Onde posso ver este documentário inteiro? Fico grato

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.