Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky disponibilizam série documental na internet

A série de documentários “Educação.Doc”, dos cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky, está disponível online e gratuitamente no novo canal da Buriti Filmes (www.youtube.com/filmesburiti).

A série conta com cinco episódios e dialoga diretamente com a voz da sociedade, que reivindica educação pública de qualidade no Brasil, e mostra que, para essa conquista se tornar realidade, é preciso também que as pessoas certas estejam envolvidas. A cada semana, um novo episódio será disponibilizado no canal da Buriti Filmes.

A dupla de cineastas se dividiu e visitou oito diferentes escolas no Brasil, nos Estados do Piauí, Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Alunos, professores, diretores, autoridades, pensadores da educação e formuladores de políticas públicas foram entrevistadas, além da própria comunidade, para entender como é possível fazer a diferença na educação pública e atingir resultados de excelência. A escolha das escolas visitadas passou pela comparação de bons resultados do IDEB em escolas de áreas pobres, com IDH baixo.

Produzida pela Buriti Filmes e Instituto Buriti, a série “Educação.Doc” tem patrocínio da CCR, Editora Moderna, Instituto Telefônica Vivo, Instituto Ayrton Senna e conta parcialmente com recursos públicos operados ou geridos pela ANCINE.

Confira abaixo os detalhes dos episódios da série, em que Luiz Bolognesi assina a direção e roteiro e Laís Bodanzky, a codireção:

EPISÓDIO 1 – LEVANTA O BRAÇO
Localização: Chapada Diamantina/ BA
Escolas convidadas: Escola Municipal de Caimbongo (Ibitiara) e Escola Estadual Professora Ivani Oliveira (Seabra)

A Chapada Diamantina é uma região pobre, localizada no interior da Bahia, e que está chamando a atenção dos especialistas pela surpreendente qualidade do ensino em 20 municípios da região. Lá, a educação vem melhorando ano a ano. Tudo isso tem uma explicação muito especial: eles conseguiram que as mudanças na política não interrompam os projetos na educação.

EPISÓDIO 2 – DIRETOR DE HARMONIA
Localização: Heliópolis/ SP e Andaraí/RJ
Escolas convidadas: Escola Municipal Presidente Campos Salles (São Paulo) e Escola Municipal Epitácio Pessoa (Rio de Janeiro)

Além de se abrir para a comunidade, a Escola Municipal Presidente Campos Salles está dando uma aula de democracia. Localizada em uma das maiores favelas de São Paulo, Heliópolis, essa escola sem muros está conseguindo virar o jogo na luta contra a violência. Enquanto em Andaraí – no Rio de Janeiro, a Escola Municipal Epitácio Pessoa precisa pedir para os alunos irem para casa, porque lá eles gostam mesmo é de estudar!

EPISÓDIO 3 – EU ACREDITO
Localização: Cocal dos Alves/PI, Sobral/ CE e Foz do Iguaçu/ PR
Escolas convidadas: Escola Estadual Augustinho Brandão (Cocal dos Alves), Escola Raimundo Pimentel Gomes – CAIC (Sobral) e Escola Municipal Santa Rita de Cássia (Foz do Iguaçu)

Em uma pequena cidade de economia rural, em um dos estados mais pobres do Brasil, a Escola Augustinho Brandão em Cocal dos Alves (PI), já acumula dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, e prêmios nacionais de astronáutica, astronomia e física. No Enem, está acima da média nacional. Já as escolas Raimundo Pimentel Gomes – CAIC (Sobral/CE) e Santa Rita de Cassia (Foz do Iguaçu/PR), pertencem a dois municípios que zeraram a evasão escolar e conseguiram índices de primeiro mundo!

EPISÓDIO 4 – LINHA NA PIPA
Localização: Padre Miguel/ RJ
Escola convidada: Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón (RJ)

No Rio de Janeiro, em Padre Miguel, uma escola está conseguindo diminuir a taxa de abandono escolar. O Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón inova em suas aulas, criando projetos que deixaram os currículos mais atrativos e lá os alunos gostam da escola!

EPISÓDIO 5 – ESCOLA DO FUTURO

Como será a ESCOLA DO FUTURO? Neste episódio, os cineastas acendem os holofotes para uma importante reflexão: como será a escola daqui a 50 anos? Quem responde são professores, alunos, diretores e pensadores.

2 thoughts on “Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky disponibilizam série documental na internet

  • Pingback: Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky disponibi...

  • 19 de março de 2015 em 15:13
    Permalink

    Muito boa sugestão ! Eu sou fascinado série de todos os gêneros , é o meu hobby , seja ficção ou documentário , comédia mesmo gosta de mim . Eu compartilho a série que eu estou vendo é chamado VICE , como ele é criado pela revista de mesmo nome , este terceira temporada é lovely, eu não perdê-lo por nada, eles recomendam.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.