Cinema do Brasil promove produções nacionais no Festival de Cannes

Pelo décimo ano consecutivo, o Programa Cinema do Brasil, realizado em parceria entre o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está presente no Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos do calendário do cinema mundial. A 68ª edição do festival acontece até 24 de maio, na cidade francesa.

Um dos principais objetivos do programa no evento é promover produções brasileiras; entre elas, os curtas selecionados para o Festival: “Command Action”, de João Paulo Miranda Maria, produzido pelo Grupo Kino-Olho, e o longa “La Tierra y la Sombra”, de Augusto Cesar Acevedo, uma coprodução entre Brasil (Preta Portê Filmes) e Colômbia, ambos na Semaine de la Critique; e “Quintal”, de André Novais Oliveira, da produtora Filmes de Plástico, na Quinzaine des Réalisateurs – Court Métrage. O Cinema do Brasil conta com a presença de representantes de 31 empresas associadas e tem, como nas edições anteriores, um estande no Marché Du Film, para apoio logístico aos associados, divulgação de filmes brasileiros e ponto de encontro entre os profissionais do cinema nacional e possíveis parceiros internacionais.

Dentre as atividades exclusivas organizadas pelo Cinema do Brasil está o Treinamento de Pitching ministrado pelo produtor e diretor sul-africano residente na Itália, Stefano Tealdi, que realizou esse ano no Brasil o workshop “The Art of Pitching”, também produzido pelo Programa. Tealdi tem dado cursos sobre pitching nas áreas de ficção e documentário para organizações como Biennale Cinema College, Cannes Film Market, Dubai Film Connection, Films de 3 Continents – Produire au Sud, Media Business School, Med Film Factory, Scuola Holden, TFL (Torino Film Lab) e ZELIG Film School. O produtor estará à disposição dos associados, no dia 15 de maio, para reuniões de 30 minutos no estande do Cinema do Brasil para auxiliar e dar dicas para os pitchings que serão feitos com os possíveis parceiros ao longo do Marché. No domingo, dia 17, e segunda, 18, o Cinema do Brasil promove dois encontros de coprodução com Quebec e Holanda respectivamente, em uma oportunidade de networking e para formar potenciais parcerias internacionais. Ainda, aproveitando a proximidade que o programa vem desenvolvendo com o Canadá, será realizado um almoço, no dia 18, organizado pela OMDC (Ontario Media Development Corporation) em parceria com o Cinema do Brasil, em que estarão presentes seis produtores da região de Ontario e seis produtores brasileiros de empresas associadas ao programa. No dia 19, os produtores brasileiros associados participarão ainda de um happy hour organizado pelo ACE (Ateliers du Cinema Européen), programa europeu dedicado ao intercâmbio entre produtores independentes de cinema que também funciona como uma rede internacional de produtores qualificados que trocam experiências sobre produção e financiamento.

O encontro de networking em que são servidas as tradicionais caipirinhas no estande do Cinema do Brasil para participantes nacionais e internacionais do Marché Du Film está marcado para o sábado, dia 16, às 16h30. Na segunda-feira, dia 18, o programa realiza na Plage Goéland um coquetel brasileiro, durante o qual a Ancine lançará um edital para coproduções com países da América Latina. O evento acontece das 18h às 22h.

No Festival de Cannes, o Programa Cinema do Brasil vai dar continuidade à primeira fase das inscrições para o Prêmio de Apoio à Distribuição Internacional, que se encerram no dia 31 de maio. Durante o festival, também será anunciada a segunda fase de inscrições para o prêmio, aberto a distribuidores com contratos para lançamento de um ou mais filmes nacionais em salas de cinema do mundo. Esse segundo momento, dedicado a apoiar justamente os negócios iniciados no Marché Du Film, vai de 1º de julho a 25 de outubro. Uma das iniciativas mais bem-sucedidas do Cinema do Brasil, o prêmio oferece apoio para despesas de comercialização dos projetos selecionados. Já o Apoio aos Agentes de Venda, que chega ao seu terceiro ano, oferece até US$ 40 mil para promoção de filmes brasileiros selecionados para festivais como o de Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastian.

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