Festival Internacional Pequeno Cineasta tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o “Festival Internacional Pequeno Cineasta” (FIPC), que vai acontecer de 2 a 6 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Essa será a quinta edição do evento, que tem como objetivo promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural, através de um panorama da produção audiovisual realizada por crianças e jovens do mundo inteiro. A inscrição é gratuita e vai até 30 de junho. O regulamento completo está disponível no site www.pequenocineasta.com.br.

Para concorrer no festival, os pequenos cineastas tem que ter entre 8 e 17 anos e produzir um curta de um a dez minutos de duração, de qualquer gênero: ficção, documentário, experimental e animação. A temática também é livre. Os atores dos filmes não precisam ser obrigatoriamente crianças ou jovens, mas as obras devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação. A categoria que o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção etc., sem que haja, no entanto, interferência no processo criativo.

Os filmes selecionados serão exibidos de 2 a 6 de setembro, no CCBB, no Rio de Janeiro, e avaliados por um júri composto por dez crianças e jovens com perfis representativos de diferentes regiões do Estado do Rio, em conjunto com a coordenadora pedagógica do festival e um representante do mercado audiovisual. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional, divididas em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos.

O festival também promove a Oficina Pequeno Cineasta, com etapas do processo de filmagem, desde a criação do roteiro, operação de câmera, luz, arte, direção, som e montagem, até chegar ao grande momento: a experiência de assistir a própria obra. As inscrições de novas turmas terão início no dia 24 de maio. As aulas serão ministradas por Daniela Gracindo e os filmes realizados serão exibidos na 5a edição do FIPC.

O projeto Pequeno Cineasta expandiu novamente seu espaço de distribuição conquistando espaço na grade do Canal Brasil, trazendo uma série de 13 episódios com os filmes nacionais e internacionais que se destacaram no FIPC. Daniela Gracindo apresenta os filmes que são analisados em uma “mesa redondinha” formada por pequenos cineastas que debatem sobre a sétima arte, a partir de suas próprias produções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.