A Lei da Água – Novo Código Florestal

O documentário “A Lei da Água – Novo Código Florestal” estreia no próximo dia 14 de maio, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, distribuído pela O2 Play.

Dirigido por André D’Elia, com produção executiva de Fernando Meirelles, o filme retrata a polêmica sobre as mudanças na legislação que prevê o que deve ser conservado e pode ser desmatado nas propriedades rurais e cidades brasileiras.

Produzido pela Cinedelia, com coprodução da O2 Filmes, “A Lei da Água” já foi visto por quase 12 mil pessoas em todo o Brasil, em mais de 200 sessões realizadas em parceria com organizações, movimentos sociais e instituições interessadas em debater a relação entre crise hídrica, desmatamento e ocupação urbana.

Agora no circuito comercial, “A Lei da Água” contou ainda com uma campanha de crowdfunding que levou o filme a sessões únicas em várias capitais brasileiras nos meses de março e abril.

“A Lei da Água” já está disponível para venda e locação no iTunes, em uma oferta até então inédita para os filmes brasileiros: é o primeiro filme nacional a ser lançado com iTunes Extras – um pacote com fotos e vídeos relacionados à produção e que é disponibilizado para as compras do longa em HD.

Realizado ao longo de 16 meses, com entrevistas feitas em Brasília, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, o documentário dá voz a ambientalistas, cientistas, ruralistas e agricultores que acompanharam de perto a controversa tramitação do Código Florestal no Congresso, e que opinam sobre seus impactos, trazendo perspectivas diversas e discordantes sobre o tema.

O longa é uma parceria do Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Bem-Te-Vi Diversidade. O impacto sobre a capacidade da floresta de proteger e alimentar mananciais de água e, assim, prevenir crises como as que afetam São Paulo hoje, por exemplo, é um dos temas centrais da produção.

Estão no filme o senador e ex-governador Blairo Maggi (PR-MT), os deputados federais Ivan Valente (PSOl-SP) e Ricardo Trípoli (PSDB-SP), a sub-procuradora da República Sandra Cureau, o ambientalista Mário Mantovani, pesquisadores de instituições como a USP e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre outros.

O filme alerta sobre as consequências do novo Código Florestal – que anistiou 29 milhões de hectares desmatados ilegalmente em todo país – e sobre o que ainda pode ser feito para evitar mais prejuízos ao meio ambiente. O documentário vem a público no momento em que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADins) contra a Lei 12.651, que revogou o antigo Código Florestal de 1965.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.