Festival de cinema francês exibe o novo filme dos diretores de “Intocáveis”

Olivier Nakache e Eric Toledano levaram mais de 40 milhões de espectadores no mundo ao cinema em 2011, entre os quais 1,1 milhão no Brasil, com o sucesso de bilheteria “Intocáveis”. Eles estarão presentes aqui no Brasil, no Festival Varilux de Cinema Francês, para apresentar o mais recente trabalho, “Samba”, repetindo dobradinha com o ator Omar Sy.

A edição deste ano do evento, que acontece de 10 a 17 de junho, traz ainda o filme de abertura do último Festival de Cannes, “La Tête Haute”, com Catherine Deneuve e Benoît Magimel. A diretora Emmanuelle Bercot, segunda mulher a abrir o Festival de Cannes, virá ao Brasil para apresentar o longa.

Na programação, também estão confirmados a comédia “Que Mal Eu Fiz a Deus?” ,de Philippe de Chauveron, fenômeno de bilheteria na França em 2014 com mais de 15 milhões de espectadores; “Gemma Bovery”, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; “Papa ou Maman”, de Martin Bourboulon, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa; e “Astérix – O Domínio dos Deuses”, de Louis Clichy, primeira animação em computação gráfica e 3D baseada em histórias em quadrinhos.

Em solo brasileiro, Nakache e Toledano terão a companhia dos galãs franceses Pio Marmai e Tahar Rahim, respectivamente no elenco dos filmes “Beijei uma Garota” e “Samba”, do ator Noom Diawara e do diretor Philippe de Chauveron, de “Que Mal Eu Fiz a Deus?”, e dos diretores Anne Fontaine (“Gemma Bovery”), Audrey Dana (“O que as Mulherem Querem”), Cécile Telerman (“Os Olhos Amarelos de Crocodilos”), Emmanuelle Bercot (La Tête Haute”), e Martin Bourboulon (“Papa e Maman”).

O evento conta também com atividades paralelas, como Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, que neste ano vai para sua quarta edição, com apoio da Riofilme e da ABPITV, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, sessões populares distribuídas por diferentes espaços alternativos do Rio de Janeiro, como a Arena Dicró, Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca, e ação educativa que levará exibições gratuitas para escolares em mais de 15 cidades.

Repetindo o sucesso do ano passado, o festival exibirá ainda um grande clássico francês. O escolhido da vez é o filme “O Homem do Rio”, de Philippe de Broca, clássico lançado em 1964, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d’Orléac, que será apresentado como parte das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa.

E também, como é perfil da mostra, haverá uma retrospectiva, dessa vez, em homenagem a um dos mais promissores atores da atualidade na França, o Pio Marmai. Serão seis títulos em exibição no Instituto Moreira Salles (RJ) e Museu da Imagem e do Som (SP), incluindo o grande sucesso “Aliah”, de Elie Wajeman, “Um Amor em Paris”, de Marc Fitoussi, e “O Primeiro Dia do Resto da Minha Vida”, de Rémy Bezançon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.