39ª Mostra Internacional de Cinema começa essa semana

A Mostra Internacional de Cinema, nesta 39ª edição do evento, inova ao oferecer uma inédita homenagem à The Film Foundation, com uma exclusiva seleção de 25 títulos restaurados pela fundação, que este ano comemora seus 25 anos.

Fundada em 1990, por Martin Scorsese, a The Film Foundation nasceu com o objetivo de proteger e preservar a história do cinema. Trabalhando em parceria com cinematecas e estúdios de várias partes do mundo, a fundação já restaurou mais de 700 filmes que são disponibilizados ao público em festivais, mostras, museus e instituições de ensino. A fundação também criou o World Cinema Project, que restaurou até hoje 25 filmes de 19 países diferentes que estavam deteriorando – incluindo o brasileiro Limite, de Mario Peixoto –, além do The Story of Movies, um programa educativo que disponibiliza filmes clássicos a escolas dos EUA, acompanhados de livros didáticos e temáticos para os professores usarem com os alunos.

A homenagem da mostra à The Film Foundation, inédita no mundo, também se estende ao cartaz desta edição, com arte assinada por Martin Scorsese, e também à já clássica exibição ao ar livre no Parque Ibirapuera, que este ano exibirá um clássico restaurado pela fundação,  Meu Único Amor (1927), de Sam Taylor, pérola do cinema mudo que marca um fim e um começo na carreira da atriz e produtora Mary Pickford. Foi sua despedida do cinema mudo, do qual foi uma das principais estrelas, mas também a primeira parceria com o diretor Sam Taylor, com quem faria a maior parte de seus filmes falados.

Mary Pickford foi a primeira atriz de cinema a ter participação na bilheteria. Em 1919, fundou a United Artists ao lado de Douglas Fairbanks – seu marido de então –, D.W. Griffith e Charles Chaplin.

Taylor foi a escolha ideal para a comédia romântica, baseada em uma história da escritora Kathleen Norris e um dos maiores sucessos da carreira de Pickford. Ela interpreta Maggie, jovem que se divide entre trabalhar em uma loja e cuidar dos pais e da irmã, que contam com ela para tudo. Quando conhece Joe, funcionário novato de seu departamento, Maggie se apaixona sem saber que ele, na verdade, é filho do dono da loja. Foi para atender a uma imposição de seu pai que Joe começou a trabalhar: se conseguisse uma promoção por seu próprio mérito, sem se valer do sobrenome, ele poderia anunciar o noivado com uma socialite.

Em 1999, a Fundação Mary Pickford pediu que o compositor americano David Michael Frank criasse uma trilha sonora original para o filme, que foi apresentada pela Orquestra de Câmera de Los Angeles. Nesta 39ª Mostra, a apresentação do filme ao ar livre terá acompanhamento ao vivo da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, que será regida pelo próprio David Michael Frank. A exibição ocorrerá no dia 31 de outubro, às 20h.

Confira a lista confirmada de filmes desta retrospectiva:

A Cor da Romã (Sayat Nova, 1969), de Sergei Parajanov; A Múmia – A Noite da Passagem dos Anos (Al-Mummia, 1969); A Vida e a Morte de Coronel Blimp (The Life And Death Of Colonel Blimp, 1943), de Michael Powell e Emeric Pressburger; Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, 1934), de Frank Capra; Aguaceiro (Ragbar, 1972), de Bahram Beizai; O Show Deve Continuar (All That Jazz, 1979), de Bob Fosse; Bom Dia, Tristeza (Bonjour Tristesse, 1958), de Otto Premimger; Como Era Verde Meu Vale (How Green Was my Valley, 1941), de John Ford; Eraserhead (Eraserhead, 1977), de David Lynch; Garota Negra (La Noire de…, 1966); Juventude Transviada (Rebel Without a Case, 1955), de Nicholas Ray; Limite (1931), de Mário Peixoto; Manila Nas Garras da Luz (Maynila: Sa Mga Kuko Ng Liwanag, 1975); Meu Único Amor (My Best Girl, 1927), de Sam Taylor; O Bandido Giuliano (Salvatore Giuliano, 1962), de Francesco Rosi; O Camponês Eloquente (El-Fallâh El-Fasîh, 1969); O Inquilino (The Lodger – A Story Of The London Fog, 1927); O Rei da Comédia (The King of Comedy, 1982), de Martin Socorsese; Rashomon (1950), de Akira Kurosawa; Rocco e seus Irmãos (Rocco i Suoi Fratelli, 1960), de Luchino Visconti; Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, 1954), de Elia Kazan; Transes (El Hal,1981); Um Caminho para Dois (Two For the Road, 1967), de Stanley Donen; Um Dia Quente de Verão (Gu Ling Jie Shao Nian Sha Ren Shi Jian, 1991) e Verão Seco (Susuz Yaz, 1964).

Novo longa de Hector Babenco abrirá a Mostra Internacional de Cinema.

 

One thought on “39ª Mostra Internacional de Cinema começa essa semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.