Com palestrantes como Steve Golin, ganhador do Oscar por “Spotlight”, RCM reforça importância do audiovisual brasileiro
O RioContentMarket 2016 registrou um aumento de 16% em seu público em relação a 2015, fazendo com que o evento chegasse aos 3,7 mil participantes neste ano. O centro de eventos do Hotel Windsor Barra recebeu um público composto pelos principais players do mercado audiovisual internacional e brasileiro – produtores, diretores, roteiristas e executivos de canais e estúdios – entre 9 e 11 de março, em um encontro marcado pela discussão da representatividade de gênero no universo audiovisual, e pela sustentação da Condecine das Teles, um tributo cujos recursos são direcionados ao Fundo Setorial do Audiovisual.
Mais uma vez, o maior mercado audiovisual da América Latina reuniu como palestrantes e debatedores nomes de extrema relevância para o setor, em escala internacional, como o produtor Steve Golin (vencedor do Oscar de melhor filme por “Spotlight” e também responsável pelas séries “Mr. Robot”, “True Detective”, “The Knick” e do longa “O Regresso”), o produtor e roteirista Howard Gordon (das séries “Homeland” e “24 Horas”), o coprodutor de “Transparent” e consultor do filme “Garota Dinamarquesa”, Rhys Ernst, e a criadora da série “Jessica Jones” e roteirista de “Dexter”, Melissa Rosenberg.
Entre os expositores premium, estiveram a TV Globo, SBT, Record, YouTube, Universal Channel e Grupo In Press, além de mais de 30 outros expositores do mercado audiovisual e inúmeros parceiros de mídia. Esta edição, reuniu 197 players e 325 palestrantes, 61 expositores, 165 jornalistas na cobertura e 125 estudantes de comunicação. A presença massiva do mercado deu-se pela presença de 1.893 produtores credenciados. O RioContentMarket recebeu participantes de 32 países, e delegações de Canadá, Reino Unido, França, Argentina, África do Sul e Alemanha. No âmbito nacional, o evento contabilizou ainda participantes de 20 Estados brasileiros e duas delegações oficiais, do Ceará e do Rio Grande do Sul.
Nas rodadas de negócios, em que produtores puderam apresentar seus projetos para players nacionais e estrangeiros, foram realizadas 1.180 reuniões, que resultarão em produções exibidas em todo o mundo.
A edição 2017 do RioContentMarket já tem data para acontecer, de 8 a 10 de março.