É Tudo Verdade anuncia filmes selecionados

De 7 a 17 de abril, o melhor do cinema documentário brasileiro e internacional ocupa as telas de São Paulo e do Rio de Janeiro no É Tudo Verdade – 21º Festival Internacional de Documentários. Premiados e destaques participam a seguir de circuito de itinerância em Belo Horizonte, Brasília, Recife e Santos.

A edição deste ano traz na programação sete produções nacionais inéditas no país selecionadas para a Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens e nove (sete inéditas) para a Competição Brasileira de Curtas-Metragens; na Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens, 12 documentários inéditos no país (uma première mundial) e na Competição Internacional de Curtas-Metragens, nove (três premières mundiais); além de Programas Especiais e as seções informativas Projeções Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Retrospectiva Brasileira: Carlos Nader, Cinema Olympia, Mostra É Tudo Verdade/BNDES, 15ª Conferência Internacional do Documentário – Petrobras, Circuito Spcine de Cinema e É Tudo Verdade no Itaú Cultural.

O evento qualifica curtas vencedores para inscrição junto a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood visando a disputa do Oscar de documentário de melhor curta-metragem.

A première latino-americana de Fogo no Mar (Fuocoammare), de Gianfranco Rosi, e a estreia mundial de As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana, de Paola Vieira e Claudio Lobato, farão as sessões de abertura do É Tudo Verdade 2016 – 21º Festival Internacional de Documentários, respectivamente em São Paulo (7/4) e no Rio de Janeiro (8/4).

Depois das sessões de abertura para convidados, ambos filmes serão apresentados em projeções abertas ao público nas duas cidades que sediam o festival.

Confira abaixo a relação dos filmes selecionados:

COMPETIÇÃO BRASILEIRA: LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

A Competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens apresentará sete filmes – todos em estreia no país. O título vencedor conquista o Prêmio É Tudo Verdade, no valor de R$ 110 mil, e um troféu criado pelo artista Carlito Carvalhosa.

CACASO NA CORDA BAMBA
Direção: José Joaquim Salles, Ph Souza
Brasil-RJ, 88′, 2016
Antonio Carlos de Brito abandonou um destino próspero para tornar-se Cacaso, um dos líderes do movimento da poesia marginal, da luta do mimeógrafo contra a censura da ditadura militar, nos anos 1970. Estreia mundial.

CÍCERO DIAS, O COMPADRE DE PICASSO
Direção: Vladimir Carvalho
Brasil-DF, 79’, 2016
Ligado aos modernistas e influenciado por sua convivência com artistas de vanguardas europeias como Pablo Picasso, Fernand Léger e Joan Miró, o pintor pernambucano Cícero Dias criou uma arte que atravessa fronteiras. Estreia mundial.

GALERIA F
Direção: Emília Silveira
Brasil-RJ, 86′, 2016
Militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), preso e torturado durante nove anos, condenado inicialmente à morte pelo assassinato de um sargento em 1971, Theodomiro Romeiro dos Santos refaz sua trajetória. Estreia mundial.

IMAGENS DO ESTADO NOVO 1937-45
Direção: Eduardo Escorel
Brasil-RJ/SP, 227′, 2016
Através da comparação e análise de materiais de arquivo, o filme reavalia a herança do período ditatorial de Getúlio Vargas, expondo suas fontes de inspiração externas, sua forma de funcionamento e contradições. Estreia mundial.

JONAS E O CIRCO SEM LONA
Direção: Paula Gomes
Brasil-BA, 82′, 2015
Jonas mantém um pequeno circo no fundo do quintal de sua casa. O abandono pelos seus colegas, a obrigação de estudar e sua própria adolescência tornam seu sonho difícil de sustentar. Estreia nacional.

MANTER A LINHA DA CORDILHEIRA SEM O DESMAIO DA PLANÍCIE
Direção: Walter Carvalho
Brasil-RJ, 88’, 2016
O poeta Armando Freitas Filho faz poemas como quem pesca seus achados manuscritos em grandes cadernos em que deixa uma grande margem livre para as quase intermináveis correções. Estreia mundial.

O FUTEBOL
Direção: Sergio Oksman
Brasil-SP/Espanha, 70′, 2015
Sergio e seu pai, Simão, não se viram ao longo de 20 anos. A Copa de 2014 no Brasil é um pretexto para uma reaproximação. Suas conversas os levam ao encontro do passado e das questões deixadas em aberto pela distância. Estreia nacional.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

Doze longas-metragens inéditos no Brasil participam da Competição Internacional de Longas ou Médias-Metragens. O Vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 15 mil e o troféu É Tudo Verdade, criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa.

327 CADERNOS
Direção: Andrés Di Tella
Argentina/Chile, 76′, 2015
O escritor Ricardo Piglia volta à Argentina natal e propõe-se a revisar seus diários pessoais, os quais ele escreve há mais de 50 anos.

ANOS CLAROS
Direção: Frédéric Guillaume
Bélgica, 76′ 2015
Filmado ao longo de quase dez anos, o documentário constitui uma crônica intimista de um trecho da vida do diretor Frédéric Guillaume. Após o nascimento da filha Juliette, uma confissão de sua amada Claire torna o filme uma investigação sobre a dor e a incerteza.

CATÁSTROFE
Direção: Alina Rudnitskaya
Rússia, 52′, 2016
Em 2009, um dos maiores desastres tecnológicos do mundo ocorreu na Hidrelétrica Sayano-Shushenskaya, na Rússia. Cinco anos depois, ainda não foi oficializada a causa do desastre, mas alguns dos engenheiros acusados continuam presos. Estréia mundial.

CHICAGO BOYS
Direção: Carola Fuentes, Rafael Valdeavellano
Chile, 96′, 2015
Responsáveis pelo modelo econômico ultraliberal instalado no Chile na ditadura Augusto Pinochet (1973-1990), os chamados “Chicago Boys” – economistas formados na Universidade de Chicago – recontam sua formação.

GIGANTE
Direção: Zhao Liang
França, 90′, 2015
Denunciando o desastre ecológico provocado do avanço da mineração no interior da Mongólia, o filme retrata os altos custos humanos e naturais deste modelo predatório.

KATE INTERPRETA CHRISTINE
Direção: Robert Greene
EUA, 110′, 2016
Mais de 40 anos depois do suicídio da jornalista Christine Chubbuck durante o programa que apresentava ao vivo, a atriz Kate Lyn Sheil encarna o papel da repórter, reconstituindo uma trajetória marcada pela depressão e explorando os limites da encenação e do espetáculo.

NO LIMBO
Direção: Antoine Viviani
França, 85′, 2015
Recorrendo ao artifício de um misterioso espírito que adentra a internet, o documentário explora algumas das grandes questões destes nossos tempos digitalizados.

NUTS!
Direção: Penny Lane
EUA, 79′, 2016
Em 1917, um médico do Kansas, dr. John Romulus Brinkley, anuncia ter descoberto a cura da impotência, defendendo o transplante de testículos de bodes em homens. O documentário expõe não só a biografia do polêmico Brinkey, mas explora os caminhos da credulidade humana, da necessidade de acreditar em narrativas sedutoras.

PACIENTE
Direção: Jorge Caballero Ramos
Colômbia, 85′, 2015
Nubia é uma mãe dedicada ao cuidado intensivo de sua filha, Leidy Johana, de 23 anos, que sofre de uma forma agressiva de câncer. Num estilo seco e despojado, o diretor Jorge Caballero Ramos acompanha o calvário da mãe pelo sistema de saúde colombiano.

SOB O SOL
Direção: Vitaly Mansky
Rússia/Letônia/Alemanha/República Checa/Coreia do Norte, 106’, 2015
Em uma representação criada pelo governo, a menina Zin-mi se prepara para celebrar o aniversário do líder supremo Kim Jong-il. Apesar de as autoridades terem censurado as imagens, o cineasta Vitaly Mansky expõe a manipulação e a tentativa de fabricação de um país ideal que só existe no discurso oficial.

TUDO COMEÇOU PELO FIM
Direção: Luis Ospina
Colômbia, 208′, 2015
O diretor colombiano Luis Ospina volta-se para o período de 20 anos, entre 1971 e 1991, para recontar uma parte importante da própria vida. Paralelamente a esse resgate de suas memórias, Ospina defrontou-se com um diagnóstico de câncer.

UM CASO DE FAMÍLIA
Direção: Tom Fassaert
Holanda/Bélgica/Dinamarca, 116′, 2015
O diretor recebe um convite de sua avó Marianne, de 95 anos, para visitá-la. Naquele ponto, tudo o que ele sabia sobre ela eram histórias negativas que seu pai o contou. Porém, quando ela faz uma confissão inesperada, as coisas se tornam mais complicadas.

COMPETIÇÃO BRASILEIRA: CURTAS-METRAGENS

A Competição Brasileira de Curtas-Metragens exibirá nove filmes. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil e o troféu É Tudo Verdade, criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa.

A CULPA É DA FOTO
Direção: Eraldo Peres, André Dusek, Joédson Alves
Brasil-DF, 15′, 2015
Num dia de 1984, repórteres fotográficos deixam suas câmeras no chão em forma de protesto durante a saída do presidente general João Baptista Figueiredo do Palácio do Planalto.

ABISSAL
Direção: Arthur Leite
Brasil-CE, 17′, 2016
A investigação da história de sua própria família leva o cineasta cearense Arthur Leite a descobrir informações inesperadas sobre esse passado desconhecido através de revelações de sua avó Rosa. Estreia mundial.

AQUELES ANOS EM DEZEMBRO
Direção: Felipe Arrojo Poroger
Brasil-SP, 19′, 2016
O neto de um casal tenta juntar os fragmentos da história de seus avós após quase setenta anos do dia do encontro deles. Estreia mundial.

BUSCANDO HELENA
Direção: Roberto Berliner, Ana Amélia Macedo
Brasil-RJ, 22′, 2016
O dia em que Ana e Roberto levaram seu bebê para casa. Estreia mundial.

FORA DE QUADRO
Direção: Txai Ferraz
Brasil-PE, 21′, 2016
As histórias de vida do pedreiro azulejista Alberto, da professora Vânia, da empregada doméstica Chica e da estudante Rob. Estreia mundial.

O OCO DA FALA
Direção: Miriam Chnaiderman
Brasil-SP, 17′, 2016
Depoimentos de pessoas traumatizadas pela violência do Estado compõem o perfil de uma São Paulo que se debruça sobre as marcas e memórias da ditadura. Estreia mundial.

PRAÇA DE GUERRA
Direção: Edi Junior
Brasil-PB, 19′, 2015
Inspirados pelas ideias de Che Guevara e Régis Debray, criadores de foco de guerrilha na Serra do Capim-Açu são presos e entram em contato com a maconha e todo um outro modo de vida alternativo nos anos 1960.

SEM TÍTULO # 3 : E para que poetas em tempo de pobreza?
Direção: Carlos Adriano
Brasil-SP, 14′, 2016
Da série “Apontamentos para uma Auto Cine Biografia (em Regresso)”, algumas considerações (im)prováveis e (im)ponderáveis sobre a (im)pertinência e o (não)lugar da poesia em nossos tempos. Estreia mundial.

VIDA COMO RIZOMA
Direção: Lisi Kieling
Brasil-RS, 14′, 2016
O jovem músico Klaus Volkmann, conectado com formas simples e sustentáveis de vida, encara a existência como algo potencialmente capaz de ramificar-se em qualquer direção. Estreia mundial.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: CURTAS-METRAGENS

A Competição Internacional de Curtas-Metragens exibirá nove filmes inéditos no país. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 8 mil e o troféu É Tudo Verdade, criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa.

Os vencedores das Competições Brasileira e Internacional de Curtas-Metragens qualificam-se para serem examinados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para concorrer a uma vaga na disputa do Oscar de melhor curta documental. É Tudo Verdade é o único festival sul-americano a merecer este status.

A GLÓRIA DE FAZER CINEMA EM PORTUGAL
Direção: Manuel Mozos
Portugal, 16′, 2015
Em 1929, o escritor José Régio escreve ao amigo Alberto Serpa manifestando o desejo de criar uma produtora de cinema. 90 anos depois, uma bobina de filme mudo surge como indício dessa suposta estréia de Régio no cinema.

A VISITA
Direção: Pippo Delbono
França, 22′, 2015
No castelo de Versalhes, dois atores encontram-se sozinhos: o francês Michael Lonsdale e o italiano Bobò, um surdo-mudo que ficou internado 44 anos no manicômio de Aversa. Camadas de arte e tempo sobrepõem-se, num diálogo livre e sem fronteiras

CARACÓIS
Direção: Grzegorz Szczepaniak
Polônia, 30′, 2015
De olho no crescente sucesso da criação de escargots, dois amigos poloneses, Andrzej e Konrad, decidem criar seu próprio negócio no ramo. E a empreitada acaba tendo um caráter também existencial e até filosófico.

CARMEN
Direção: Mariano Samengo
Argentina, 16′, 2015
A morte de Carmen Brancone, última avó do diretor Mariano Samengo, desencadeia uma mudança drástica na vida do cineasta. Três dias depois de seu enterro, ele decide filmar sua mãe e sua tia, que se ocupam da tarefa de esvaziar a casa da avó. Estreia mundial.

COSMOPOLITANISMO
Direção: Erik Gandini
Suécia, 17′, 2015
Apoiando-se em imagens animadas desenhadas à mão, o filme desenvolve uma linha de reflexão em torno da possibilidade da criação de uma comunidade humana mundial, capaz de superar as divisões e conflitos criados pelas diferenças.

EU TENHO UMA ARMA
Direção: Ahmad Shawar
Palestina, 20′, 2015
Em 2002, a vila palestina de Kafar-Kaddoum sofreu expropriação de terras por forças de ocupação israelenses, para a criação de uma colônia, Kedumim. Desde então, os moradores locais realizam protestos semanais. Estreia mundial.

FATIMA
Direção: Nina Khada
Alemanha, 19′, 2015
Buscando suprir as lacunas em torno das próprias raízes, a cineasta Nina Khada vai ao encontro da biografia da avó argelina, Fatima. Nem ela, nem o pai de Nina mostram-se dispostos a falar de sua trajetória de exílio rumo à França.

MUNIQUE 72 E ALÉM
Direção: Stephen Crisman
EUA, 29′, 2016
Quatro décadas depois do ataque terrorista na Vila Olímpica de Munique em 1973, novas entrevistas com testemunhas oculares, autoridades e familiares dos mortos revelam detalhes aterradores sobre o tratamento das vítimas. Estreia mundial.

O ATIRADOR DE ELITE DE KOBANI
Direção: Reber Dosky
Holanda, 12′, 2015
Palco de uma das mais encarniçadas batalhas entre o Estado Islâmico e os guerrilheiros curdos, a cidade síria de Kobani, na fronteira com a Turquia, abriga um personagem peculiar – o atirador de elite curdo Haron.

PROGRAMAS ESPECIAIS

CIDADÃO REBELDE
Direção: Pamela Yates
EUA, 72′, 2015
Diretor de fotografia premiado com dois Oscars, o filme destaca o lado menos conhecido de Haskell Wexler, documentarista engajado em causas progressistas e autor de títulos fundamentais.

CLAUDE LANZMANN: ESPECTROS DO SHOAH
Direção: Adam Benzine
Canadá/Reino Unido/EUA, 40′, 2015
Apresentando material inédito de “Shoah”, acompanha-se a jornada de seu autor, Claude Lanzmann. Indicado ao Oscar de documentário em curta-metragem 2016.

NÃO PERTENÇO A LUGAR ALGUM – O CINEMA DE CHANTAL AKERMAN
Direção: Marianne Lambert
Bélgica, 67’, 2015
Uma jornada pela vida e obra da cineasta experimental belga Chantal Akerman (1950-2015). De Bruxelas a Tel-Aviv, de Paris a Nova York, o documentário mapeia os cenários de suas peregrinações.

O HOMEM QUE MATOU JOHN WAYNE
Direção: Diogo Oliveira, Bruno Laet
Brasil-RJ, 70′, 2016
Retrato da vida e obra de Ruy Guerra através de depoimentos de colegas, amigos, parceiros, estudiosos e dele mesmo, expondo sua alma poética em canções e poemas, alguns deles inéditos. Estreia nacional.

O ESTADO DAS COISAS

ATENTADOS: AS FACES DO TERROR
Direção: Stéphane Bentura
França, 95′, 2016
Buscando compreender as razões que levaram aos atentados contra o semanário “Charlie Hebdo”, o mercado Hyper Cacher e a casa de shows Bataclan, examina-se as trajetórias de alguns de seus perpetradores.

DANADO DE BOM
Direção: Deby Brennand
Brasil-PE, 75′, 2016
Menino solitário criado pelo pai, João Silva descobriu cedo a paixão pelos ritmos nordestinos. Ainda garoto, decidiu ir para o Rio de Janeiro para conhecer o ídolo Luiz Gonzaga. Juntos, compuseram um história de sucesso. Estréia mundial.

FARAÓS DO EGITO MODERNO (MUBARAK/NASSER/SADAT)
Direção: Jihan El Tahri
França, 3×60’, 2015
Percorrendo episódios-chave da história do Egito, este filme delineia o percurso de três homens-fortes do país: Gamal Abdel Nasser, Anuar el-Sadat e Hosni Mubarak.

LAMPIÃO DA ESQUINA
Direção: Lívia Perez
Brasil-SP, 82′, 2016
Inspirado no jornal norte-americano “Gay Sunshine”, surgiu no Brasil, em abril de 1978, em plena ditadura, o jornal “O Lampião”, retratando o ponto de vista dos homossexuais sobre diversas questões, inclusive a sexualidade. Estréia mundial.

O DESERTO DO DESERTO
Direção: Samir Abujamra, Tito Gonzalez Garcia
Brasil-RJ, 86′, 2016
O Saara Ocidental é palco de um dos mais longos e menos conhecidos conflitos do mundo. Após a saída dos colonizadores espanhóis, a Espanha entregou o território ao Marrocos e à Mauritânia, provocando uma guerra intermitente e a dispersão da população saharaui. Estreia mundial.

OVERGAMES
Direção: Lutz Dammbeck
Alemanha, 164′, 2015
O diretor Lutz Dammbeck investiga a identidade alemã através do estudo de antigos programas de gincanas de televisão

VIDA ATIVA – O ESPÍRITO DE HANNAH ARENDT
Direção: Ada Ushpiz
Israel/Canadá, 124′, 2015
Através de fotos, filmes caseiros e depoimentos de seus contemporâneos, o filme resgata a figura de uma intelectual que elevou a independência e a transgressão a um novo patamar.

FOCO LATINO-AMERICANO

ALLENDE MEU AVÔ ALLENDE
Direção: Marcia Tambutti Allende
Chile-México, 90′, 2015
Décadas depois do golpe de Estado no Chile, que derrubou o presidente eleito Salvador Allende em 1973, a neta do ex-presidente conversa com sua avó, mãe, tia e primos para resgatar fragmentos de lembranças do período.

FAVIO, A ESTÉTICA DA TERNURA
Direção: Luis Rodríguez, Andrés Rodríguez
Venezuela, 95′, 2015
O perfil do cantor, ator e diretor argentino Leonardo Favio emerge de depoimentos de seus colaboradores mais próximos e dele mesmo, em sua última entrevista.

GABO: A CRIAÇÃO DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Direção: Justin Webster
Espanha-Colômbia, 90′, 2015
O documentário explora os caminhos inseparáveis da vida e obra do jornalista e escritor Gabriel Garcia Márquez.

TOPONÍMIA
Direção: Jonathan Perel
Argentina, 82′, 2015
O filme reavalia vestígios da ditadura militar em quatro províncias de Tucumán, na Argentina, quarenta anos após a região ter sofrido forte repressão militar.

RETROSPECTIVA BRASILEIRA – CARLOS NADER

A Retrospectiva nacional do ano destaca a obra multifacetada do mais premiado diretor da história do É Tudo Verdade, vencedor das disputas de longas e médias-metragens brasileiros em 2008 (PAN-CINEMA PERMANENTE), 2014 (HOMEM COMUM) E 2015 (A PAIXÃO DE JL).

A PAIXÃO DE JL
Brasil-SP, 82′, 2015
Aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar um diário íntimo. Esses registros intimistas sofrem, no entanto, o impacto da descoberta de que Leonilson é portador do HIV.

CARLOS NADER
Brasil-SP, 15′, 1998
Entrevistando poetas como Waly Salomão, filósofos como Antonio Cícero, foliões como Chumbinho e travestis como Jaqueline Kennedy Onassis, Carlos Nader explode o conceito de autobiografia.

CHELPA FERRO
Brasil-SP, 52′, 2009
O grupo carioca Chelpa Ferro explora a plasticidade do som e o silêncio das fontes sonoras em performances, instalações e objetos.

CONCEPÇÃO
Brasil-SP, 16′, 2001
Um vídeo sobre a concepção do próprio vídeo e da própria vida. O trabalho sugere que tudo aquilo que é concebido transcende a divisão entre mundo exterior e interior.

EDUARDO COUTINHO, 7 DE OUTUBRO
Brasil-SP, 73′, 2013
Diante da câmera, o maior documentarista brasileiro revela-se como um ser humanista, irônico, pessimista e profundamente impregnado pelo interesse nos seres humanos que entrevistava em seus filmes.

HOMEM COMUM
Brasil-SP, 103′ | 84′, 2014
Ao longo de quase 20 anos, o cineasta Carlos Nader conviveu com o caminhoneiro paranaense Nilson de Paula e sua família. O festival exibirá duas versões diferentes do filme.

O BEIJOQUEIRO: PORTRAIT OF A SERIAL KISSER
Brasil-SP, 29′, 1992
Perfil de José Alves de Moura, um ex-taxista português radicado no Brasil que se especializou em beijar celebridades, o que lhe valeu o apelido de “Beijoqueiro”.

O FIM DA VIAGEM
Brasil-SP, 32′, 1996
Documentário mostra a jornada de um motorista de caminhão que transporta porcos vivos para venda e abate, do Paraná até a Baixada Fluminense.

PAN-CINEMA PERMANENTE
Brasil-SP, 83′, 2008
O filme revela algumas das muitas facetas do poeta e compositor baiano Waly Salomão (1943-2003).

PRETO E BRANCO
Brasil-SP, 73′, 2004
Composto de quatro segmentos, o filme examina o mito da democracia racial no Brasil.

TELA
Brasil-SP, 15′, 2010
Sentado na plateia de um cinema, um homem acorda e olha para a tela. “O que é isso?”, ele pergunta para sua namorada. “Um filme”, ela responde. Mas é mesmo um filme?

TROVOADA
Brasil-SP, 17′, 1995
Vídeo em preto e branco com depoimentos ou poesias de Bill Viola, Waly Salomão e Antonio Cícero sobre o Tempo e as variações do tempo (clima) em suas obras.

MOSTRA ESPECIAL: CINEMA OLYMPIA

Em agosto próximo, pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos terão uma sede sul-americana: o Rio de Janeiro. É Tudo Verdade apresenta um ciclo especial dedicado a documentários olímpicos.

ANÉIS DO MUNDO
Direção: Sergey Miroshnichenko
Rússia, 180′, 2015
O filme focaliza a inovação das tecnologias e o aumento da participação feminina nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia). Estreia mundial.

ESPÍRITO EM MOVIMENTO
Direção: Sofia Geveyler,Yulia Byvsheva, Sofia Kucher
Rússia, 73′, 2015
O filme acompanha a jornada de seis atletas na disputa por uma vaga para participar dos Jogos Paraolímpicos em Sochi 2014. O foco é o esforço de cada um não só para superar as próprias limitações, mas para levar uma vida normal e ter sucesso.

OLYMPIA 52
Direção: Chris Marker
Finlândia/França, 82′, 1954
Primeiro filme do realizador Chris Marker acompanha as Olimpíadas de Helsinque, em 1952, as primeiras com a participação da URSS, sob o signo da Guerra Fria.

OS CAMPEÕES DE HITLER
Direção: Jean-Christophe Rosé
França, 102′, 2015
Os nazistas converteram o esporte num dos mais eficazes instrumentos de propaganda de seu objetivo de criação de “um novo homem”. Atletas alemães foram pressionados a quebrar todos os recordes, em nome de anunciar ao mundo a superioridade ariana. Estreia mundial.

UM NOVO OLHAR SOBRE OLYMPIA 52
Direção: Julien Faraut
França, 80′, 2013
O diretor Julien Faraut debruça-se sobre “Olympia 52”, de Chris Marker, para demonstrar como a obra ultrapassou sua origem como trabalho de encomenda.

PROJEÇÕES ESPECIAIS

– É TUDO VERDADE NO AUDITÓRIO BNDES
Dez títulos de diversas seções do festival serão exibidos às 12h e 19h, de 11 a 15 de abril, no auditório do BNDES, no Rio.

– 15a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO – PETROBRAS.
A Cinemateca Brasileira sedia em São Paulo de 13 a 14 de abril a 15a Conferência Internacional do Documentário – Petrobras. A programação será anunciada na próxima semana.

– É TUDO VERDADE NO ITAÚ CULTURAL
O Itaú Cultural apresenta em parceria com o festival, projeções do ciclo O Estado das Coisas, um debate e exibições on-line, no site www.itaucultural.org.br, de três títulos distinguidos em edições anteriores pelos júris oficiais do É Tudo Verdade:

MATARAM MEU IRMÃO (2013), de Cristiano Burlan
O LONGO AMANHECER – CINEBIOGRAFIA DE CELSO FURTADO (2006), de José Mariani
ROCHA QUE VOA (2002), de Eryk Rocha

– É TUDO VERDADE NO CIRCUITO SPCINE DE CINEMA
O festival inaugura o Circuito Spcine de Cinema, com projeções em seis espaços de exibição – dois centros culturais e quatro CEUs. O Centro Cultural São Paulo apresenta uma seleção de títulos de seções informativas do É Tudo Verdade 2016. O Cine Olido exibe o ciclo Documentários Olímpicos Brasileiros:

AS INCRÍVEIS HISTÓRIAS DE UM NAVIO FANTASMA, (2014), de André Bomfim
BETE DO PESO (2014), de Kiko Mollica
JOÃO DO VOO – A HISTÓRIA DE UMA MEDALHA ROUBADA (2014), de Sergio Miranda e Pedro Simão
MARIA LENK, A ESSÊNCIA DO ESPÍRITO OLÍMPICO, (2012), de Iberê Carvalho
MENINAS (2016), de Carla Gallo
MÉXICO 1968 – A ÚLTIMA OLIMPÍADA LIVRE (2012), de Ugo Giorgetti
OURO, SUOR E LÁGRIMAS (2014), de Helena Sroulevich
SE ESSA VILA NÃO FOSSE MINHA (2016), de Felipe Pena
REINALDO CONRAD – A ORIGEM DO IATISMO VENCEDOR (2012), de Murilo Salles

Nos CEUS, Butantã, Jaçanã, Meninos e Quinta do Sol, serão exibidos dois longas-metragens:

CIDADE CINZA (2013), de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo
PREMÊ – QUASE LINDO (2015), de Alexandre Sorriso e Danilo Moraes

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