Festival Internacional Pequeno Cineasta tem inscrições abertas
A 6ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) está com as inscrições abertas, até 18 de julho, pelo site www.pequenocineastafest.com.br, para os pequenos cineastas, entre 8 e 17 anos, que poderão produzir um curta de 1 a 10 minutos de duração, de qualquer gênero: ficção, documentário, experimental e animação. A temática também é livre. O elenco não precisa ser obrigatoriamente formado por crianças ou jovens, mas as obras devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação. A categoria que o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção etc., sem que haja, no entanto, interferência no processo criativo.
O candidato deverá enviar por e-mail o link para download do curta-metragem com fotos de divulgação e do making of em alta resolução. A Comissão Organizadora do Festival poderá negar inscrição de obras que contenham mensagens violadoras dos direitos humanos ou dos valores constitucionais democráticos.
Os curtas em competição serão avaliados por um júri composto por dez crianças e jovens com idade entre 8 e 17 anos, que já tenham a experiência na realização de obras audiovisuais. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional, divididas em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos.
Em novembro, os filmes selecionados serão exibidos em sessões com entrada franca na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro (CCBB) e avaliados por um júri oficial e pelo público.
Paralelamente à mostra oficial, o FIPC promove ainda duas mostras não-competitivas: “Sustente sua História”, que reúne filmes sobre sustentabilidade feitos por crianças de todo o país, exibida no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico; e uma mostra com os curtas produzidos pelos alunos da “Oficina Pequeno Cineasta”, que já iniciou por volta de 200 crianças e jovens na arte cinematográfica. A oficina também deu origem ao programa de televisão homônimo exibido pelo Canal Brasil.