Hermes Leal filma série para TV sobre a Guerrilha do Araguaia
A série documental “A Guerra do Araguaia”, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual, foi rodada em abril e maio, nos palcos dos acontecimentos da guerrilha, no Estado do Pará.
O diretor Hermes Leal (de costas, na foto) percorreu lugares de difícil acesso, nas matas onde os guerrilheiros na época se esconderam dos militares, e colheu depoimentos, muitos inéditos, de pessoas que tiveram parentes torturados, e dos próprios ex-guerrilheiros e ex-militares, retratando a história a partir de suas memórias afetivas.
Com locações também em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Recife e Florianópolis, a série, produzida pela HL Filmes, terá três episódios de 52 minutos, e objetiva colocar este evento na História do Brasil.
Para explicar o que foi a Guerrilha do Araguaia, a série terá ajuda de mapas criados em efeitos especiais em 3D pela O2 Pós. A previsão de estreia, no canal CINEBRASiLTV, é para outubro deste ano.
interessante o documentário sobre a Guerrilha do araguaia,uma vez que existem outros documentários que servirá para fazer um paralelo.