Mostra reúne filmes de diretor expoente do Novo Cinema Alemão

A mostra audiovisual Syberberg, um filme da Alemanha, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 13 a 23 de dezembro, reúne a obra inédita, em digital, do cineasta alemão Hans-Jürgen Syberberg, um dos expoentes do Novo Cinema Alemão. Durante a mostra, serão apresentados dez filmes do diretor, com destaque para sua grande obra Hitler, um Filme da Alemanha, concluída em 1977, em que examina a ascensão e a queda do Terceiro Reich.

Com mais de sete horas de duração, Hitler, um Filme da Alemanha deu fama internacional ao diretor. A produção disseca as raízes e a decadência da cultura europeia e ocidental, tema recorrente em sua filmografia, aborda a dicotomia entre o bem e o mal e os horrores do holocausto. O filme será exibido em quatro partes, divididas em dois dias: duas sessões na quinta-feira (15), e duas na sexta-feira (16).

No dia 16, a sessão será seguida de um debate sobre a obra de Syberberg, às 18h. Com mediação do curador, Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, o debate reunirá Lucas Murari, produtor e curador do Risco Cinema, e Sérgio Alpendre, crítico de cinema, jornalista, professor e doutorando em Comunicação e Cinema da Universidade Anhembi-Morumbi, e tem entrada franca.

Hans-Jürgen Syberberg nasceu em Nossendorf, Pomerânia, em 1935, e viveu em Rostock e Berlim. Em 1952, fez seu primeiro filme, em Super8, ao registrar os ensaios da Berliner Ensemble. Mudou-se para a Alemanha Ocidental no ano seguinte, onde completou os estudos em Literatura e História da Arte, em 1956. Concluiu o doutorado em Munique com a tese “O Absurdo em Dürrenmatt”.

Em 1963, Syberberg produziu documentários sobre Romy Schneider e Fritz Kortner para a Rádio Bávara. Causou polêmica com o filme Winifred Wagner e a História da Casa de Wahnfried de 1914 a 1975 (1975), em que Winifred – esposa de Siegfried, filho de Wagner –, revela sua admiração pelo nazismo e amizade pessoal com Adolf Hitler.

Como nenhum outro diretor do Novo Cinema Alemão, Syberberg abraçou o teatro, a literatura, a ópera e o vídeo, transformando o cinema em verdadeira plataforma multimídia, fundindo cinema à literatura, ao teatro e à música. Ele próprio caracteriza sua obra como uma forma de Gesamtkunstwerk – arte total, que combina o teatro épico de Bertold Brecht e a estética operística de Richard Wagner. Outra influência na obra do cineasta é o ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin.

A programação completa da mostra pode ser consultada no site www.caixacultural.gov.br.

 

Mostra Syberbeg, um Filme da Alemanha
Data: 
de 13 a 23 de dezembro
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Lotação: 78 lugares  (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.