Rio Content Market tem presença de grandes nomes da TV
Além das rodadas de negócios que agitam o Rio Content Market, o evento tem grandes nomes de executivos e criativos internacionais que prometem concentrar a atenção dos participantes na sétima edição, que começa hoje (8/03) e vai até 10 de março, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Os palestrantes estão entre os mais destacados profissionais do mercado internacional de TV, trazendo suas experiências para os brasileiros.
Os nomes que vão apresentar cases e suas experiências no mercado audiovisual são: Marie Jacobson (Sony Pictures Television), Michelle Satter (Sundance Institute), Alon Shtruzman (Keshet International) e Perla Farias (Telemundo Studios); John Dahl, vice-presidente e produtor executivo de conteúdo original da ESPN; Jarl Emsell Larsen, criador da série “Øyevitne”; Carrie Stein, vice-presidente executiva de produção global da eOne; Diego Buñuel, diretor do departamento de documentários do Canal+, e Alex Hirsch, criador da animação “Gravity Falls”.
Rodada de Negócios
Até dezembro de 2016, o Rio Content Market já tinha 250 executivos confirmados para as rodadas de negócio e, dentre os players internacionais, também estarão presentes representantes da Netflix, Hulu, Vimeo e dos canais CBeebies, BBC, Channel 4, AMC. Dos grupos multinacionais, já foram credenciados membros da Viacom, HBO, Discovery, A&E, Sony, FOX e Turner.
As rodadas de negócio também contarão com executivos de 20 canais da América Latina que estarão em busca de novos projetos. Dentre eles, os colombianos Caracol Televisión, Preciosa Media, RCN, Señal; os argentinos Construir TV, Disney, Telefé, Encuentro/PakaPaka/DeporTV e QUBIT. Do Equador, estará presente o canal RTV; do Uruguai, o TNU; do Chile, a TVN; da Venezuela, o Cisneros Media; do México, o Canal 22 e a TV Azteca; da Bolívia, o ATB; do Peru, a Latina TV; e de El Salvador, o TVX.
Perfis dos palestrantes
Um dos palestrantes é o produtor Diego Buñuel, neto do espanhol Luis Buñuel, que foi um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos. Diego é o responsável pela área de documentários do Canal Plus, da França. Já estão confirmados também a apresentação de cases e suas experiências no mercado audiovisual de Marie Jacobson, vice-presidente executiva de programação e produção da Sony Pictures Television; Michelle Satter, diretora do programa de longas-metragens do Sundance Institute; Alon Shtruzman, CEO da Keshet International, e Perla Farias, vice-presidente-sênior de desenvolvimento de roteiros da Telemundo Studios.
Esta não será a primeira vez que o Canal Plus participará do Rio Content Market, mas a expectativa da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI, ex-ABPITV) é de que a palestra de Buñuel aborde, especialmente, o formato dos documentários e as metas do canal francês para a coprodução de conteúdos originais. A presença do executivo também deverá resultar em novas parcerias com os canais brasileiros, uma vez que a Alemanha, a Inglaterra e os países escandinavos já fazem parte dessa cooperação e o objetivo do canal é buscar novos mercados, como o Brasil e a América Latina.
Embora ratificado em 2010, o atual acordo oficial de coprodução entre o Brasil e a França ainda não abarca a coprodução oficial para obras destinadas à televisão. Apenas os filmes voltados para as salas de cinema estão sob o abrigo da legislação e podem receber a dupla nacionalidade, dando acesso inclusive às cotas de tela. Sendo assim, na opinião do presidente-executivo da BRAVI, Mauro Garcia, a vinda de Buñuel para estreitar os laços entre os produtores dos dois países já se mostra um impulso indispensável para reforçar o desejo por uma aproximação mais sólida e constante.
Outro nome de destaque na programação é o de John Dahl, vice-presidente e produtor de conteúdo original da ESPN. O executivo venceu o Emmy em 2014 com a série “30 for 30 Shorts”, a qual exibiu histórias do esporte que marcaram as últimas três décadas do canal. Da Califórnia, está confirmada a presença de Alex Hirsch, roteirista de animação, artista de story board e dublador. Ele é o criador da série infantil “Gravity Falls”, que foi coproduzida pela Disney; e também da série “Adolepeixes”, exibida no canal Disney XD, entre 2010 e 2014.
O roteirista, produtor e diretor norueguês Jarl Emsell Larsen igualmente será palestrante do Rio Content Market de 2017. A série “Øyevitne” foi criada por ele e ganhou uma versão norte-americana, rebatizada de “Eyewitness” e que foi lançada pelo canal USA Networks, com produção da NBC Universal. “Øyevitne” foi premiada em 2015 com o Emmy de Melhor Atriz para a norueguesa Anneke von der Lippe. O sucesso da produção também se refletiu nas vendas internacionais para Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Inglaterra, e uma versão romena produzida pela HBO europeia.
Por Belisa Figueiró