Cinesul 2012 presta homenagem a Sérgio Ricardo

O Cinesul 2012 – 19° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, que acontece no Rio de Janeiro, de 12 a 24 de junho, terá como homenageado desse ano o cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo. João Lutfi, nome de batismo do descendente de família libanesa, completa 80 anos no dia 18 de junho e ganhará a exibição do seu premiado curta-metragem “Menino da Calça Branca”, de 1961, na abertura do festival, que acontece terça, dia 12, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Como cantor e compositor possui 16 discos, entre eles “Ponto de Partida”, “Arrebentação” e “Depois do Amor”. Multiatuante, além de compositor, cantor e cineasta, Sérgio é também escritor e pintor. Lançou três livros: “Quem Quebrou meu Violão”, “O Elefante Adormecido” e “Elo: Ela”, e quatro filmes – “Esse Mundo é Meu” (1964), “Juliana do Amor Perdido” (1968) e “A Noite do Espantalho” (1973), além do primeiro “Menino da Calça Branca”. Também participou do Festival de Música Popular Brasileira, com a canção “Beto Bom de Bola”. E compôs a trilha do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha; além de ser responsável por diversas trilhas sonoras para cinema, televisão e teatro.

O Cinesul é gratuito e terá exibições no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios e Instituto Cervantes. Além da exibição de filmes nas mostras competitivas, terá mostras temáticas como “Palcos e Telas”, “Cinesul Ambiental”, “Arte Cinesul”, “Romance Latino”, “Foco Espanha”, “Bossas Musicais”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental”, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.