Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz

Vencedor da mais recente edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, o longa-metragem Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz tem pré-estreia marcada para 24 de maio, no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Frei Caneca, às 21h30. No dia 25, estreia simultaneamente nos espaços Itaú de Cinema e Salas Unibanco em São Paulo, Rio Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Salvador. Em todas elas, a exibição é gratuita. Dirigido por Joel Pizzini e viabilizado pelo Itaú Cultural, dentro do projeto Iconoclássicos, que reúne um total de cinco obras, o filme também abre o Olhar de Cinema 2012 – Festival Internacional de Curitiba, no dia 29.

Para falar de Sganzerla, Pizzini utilizou o universo desse que é um dos principais cineastas brasileiros, morto em 2004. Trata-se de um filme-ensaio que recria o ideário por meio dos signos mais recorrentes de sua filmografia, como Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas com personagens-chave, o filme revela a visão do autor catarinense e traça a evolução de seu percurso criativo desde os clássicos do cinema marginal como O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos até a tetralogia sobre a passagem de Orson Welles pelo Brasil.

Outros pontos mostrados no trabalho são o método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, o duo com Helena Ignez que revolucionou a mise-en-scène no cinema brasileiro, a parceria com Júlio Bressane na produtora Belair e a atitude iconoclasta do diretor. Eles atravessam a obra em uma linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista. O longa-metragem conta, ainda, com a participação de Arrigo Barnabé, José Mojica Marins (Zé do Caixão), Jorge Loredo e Bruno Napoleão. Além da direção e argumentação de Pizzini, Mr. Sganzerla tem produção da Pólofilme e apoio da Mercúrio Produções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.