HBO estreia o documentário “12 Moedas”
A HBO estreia o documentário 12 Moedas nesta sexta-feira, 6 de novembro, às 20h, no canal HBO Mundi. Resultado de uma parceria entre a HBO e a O2 Filmes, a coprodução, dirigida por Renato Rossi, investiga a história da economia do Brasil a partir de um fato curioso: o país já mudou de moeda 12 vezes desde 1822.
12 Moedas conta o que motivou todas estas mudanças e de que forma elas afetaram a economia e a sociedade brasileira. Além de material de arquivo, o longa apresenta entrevistas inéditas com nomes como Fernando Henrique Cardoso, Delfim Netto, Abílio Diniz, Maílson da Nóbrega, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Gustavo Franco e Guido Mantega – ex-ministros e economistas que criaram os diversos planos econômicos que afligiram o país – e pessoas comuns, que sentiam no bolso os efeitos das decisões, muitas vezes, desastrosas.
Conduzida pelo jornalista e editor João Varella e com roteiro de Tony Goes, o documentário é produzido por Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini, da HBO Latin America, e Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, da O2 Filmes, com recursos da Condecine – Artigo 39 e será distribuído com exclusividade pela HBO Latin America.
Achei interessante rever e tomar conhecimento das moedas que circularam no Brasil desde o tempo de colônia. Algumas havia esquecido. Vivi o tempo de horror em que pela manhã determinado produto era um preço
e à tarde era outro. Na época, queria trocar minha geladeira mas resisti à tentação da mudança de preço. Jamais compraria sem estar ciente de que valeria a pena mesmo que estivesse mais caro.
Gravei o documentário no dia da estreia e assisti ontem à noite.
Oi…poderia enviar neste email ou não dá?
Moeda mais forte foi o contos de réis 1500-1942. A república é um atraso para o país. 11 moedas e não contaram a inflação. O plano real era para ter 2% de inflação anual. No 8º ano deu 12%. Que vergonha. No império o conto de réis deu inflação anual média de 1,5% durante os 67 anos do império.