Cinemateca Brasileira exibe clássicos do cinema Iídiche

Foto: A Luz à Frente (The Light Ahead)

O diretor emérito do New York Film Festival e professor de Film and Media Studies da Columbia University, Richard Peña é considerado um especialista em cinema internacional. Nas duas palestras a serem realizadas em São Paulo, uma na Cinemateca Brasileira (3 de setembro) e outra na Hebraica (4 de setembro), ele dará um panorama histórico do Cinema Iídiche, além de analisar clássicos dessa pouco conhecida cultura cinematográfica. As palestras acontecem antes das exibições de A Luz à Frente (The Light Ahead, 1939), de Edgar G. Ulmer, na Cinemateca, e de Tio Moisés (Uncle Moses, 1932), de Sidney M. Goldin e Aubrey Scotto, que será exibido na Hebraica.

A rica cinematografia Iídiche, com 130 longas-metragens e 30 curtas, entre 1911 e 1940, talvez seja o primeiro caso de um cinema transnacional com personagens espalhadas pelo mundo que compartilham a mesma língua e cultura, atravessando os limites do tempo e do espaço. Após a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, e a aculturação de imigrantes judeus, os filmes em Iídiche quase desapareceram. Porém, ainda hoje, existem produções audiovisuais na língua.

Outros dois longas serão exibidos na programação: Tevie, o Leiteiro (Tevya, 1939), de Maurice Schwartz, e Campos Verdes (Green Fields, 1937), de Jacob Ben-Ami e Edgar G. Ulmer.

Além das exibições, a Cinemateca promoverá ainda a apresentação da cantora e compositora Nicole Borger e sua banda, no dia 2 de setembro, na sala Grande Otelo.

 

Richard Peña e o Cinema Iídiche
Local:
Cinemateca Brasileira | Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Ingressos gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada sessão

One thought on “Cinemateca Brasileira exibe clássicos do cinema Iídiche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.