Nicole Brenez lança o livro “Por uma História Rebelde do Cinema”
O nome de Nicole Brenez está associado à renovação teórica e metodológica da história do cinema nas últimas décadas. Entretanto, ninguém mais avesso ao conformismo acadêmico do que a autora. Com sua visada combativa, Brenez amplia as perspectivas dos cinemas de vanguarda, oferecendo novas abordagens e categorizações. Seu empenho permanente a faz conhecer de perto os projetos estéticos de realizadores singulares, que ela exibe e analisa desde 1996, em sua programação fundamental na Cinemateca Francesa. Para este primeiro livro de Brenez no Brasil foram reunidos três momentos em que a autora desdobra seu pensamento sobre as possibilidades de se construir uma história do cinema livre dos formatos convencionais. Um tipo de investigação arqueológica que tira proveito da renovação historiográfica das últimas décadas sem escamotear o posicionamento de quem toma partido nesta história assumidamente rebelde.
A obra da historiadora francesa será lançada hoje, 1º de setembro, às 21h, na Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro, com um vídeo de apresentação de Brenez, seguido de exibição de “O Lucro e Nada Mais” (“Le Profit et Rien d’Autre ou: Refléxions Abusives sur la Lutte de Classes”), de Raoul Peck, e de “O que Há em ti”, de Carlos Adriano.
Haverá também uma conversa com os organizadores da publicação, Adilson Mendes e Lucas Murari.
Por uma História Rebelde do Cinema
Autora: Nicole Brenez
Organização: Adilson Mendes e Lucas Murari
Tradução: Adilson Mendes, Camila Vieira e Nicolau Bruno
Editora: Desconcertos
Páginas: 184
Preço: R$ 50,00
Pingback: Nicole Brenez lança o livro “Por uma História Rebelde do Cinema” – Revista de Cinema – Revista de Cinema – Portal de Notícias