“Império da Luz”, novo filme de Sam Mendes, abre o Festival do Rio
O Festival do Rio recebe em sua noite de abertura, no dia 6 de outubro, um filme que é uma homenagem ao cinema: “Império da Luz”, aguardado longa do premiado diretor Sam Mendes (“007: Operação Skyfall”, “1917” e ganhador do Oscar por “Beleza Americana”). Para os amantes da sétima arte, é um reencontro com o festival no seu formato original, com mais de 200 filmes, e um retorno ao Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, palco de exibições e noites de gala em diversas edições do evento.
Ambientado em uma cidade costeira da Inglaterra durante os anos 1980, “Império da Luz” é uma potente história sobre as relações humanas e a magia do cinema. O elenco é estrelado por Olivia Colman (Oscar de Melhor Atriz em “A Favorita”), Colin Firth (Oscar de Melhor Ator em “O Discurso do Rei”), Toby Jones (indicado ao BAFTA Awards) e Michael Ward (indicado ao BAFTA Awards). O filme, que já é um forte candidato para o Oscar 2023, foi exibido em festivais internacionais, como o TIFF (Toronto International Film Festival).
“Império da Luz” marca o primeiro roteiro solo de Sam Mendes desde o seu indicado ao Oscar “1917”, de 2019, e tem previsão de estreia para 9 de dezembro deste, no exterior. Ainda não há data de lançamento no Brasil.
De 6 a 16 de outubro, o Festival do Rio vai exibir uma seleção de filmes nacionais e internacionais com quase 200 títulos. Além dos brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor, tem sessões especiais, homenagens, música e uma seleção de histórias que refletem os nossos tempos. E para falar das novas tendências, os mais importantes profissionais do audiovisual se reúnem no RioMarket.
O festival estará espalhado por toda a cidade, desde as sessões de pré-estreia no Boulevard Olímpico a exibições no Circuito Estação NET de Cinema, no Kinoplex São Luiz, e o retorno ao clássico e essencial Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia. Além disso, o público ganha de volta um dos favoritos de edições passadas: o cinema ao ar livre na Praia de Copacabana.
A Première Brasil ganha duas novas categorias do Troféu Redentor: Direção de Arte na competição oficial e Melhor Direção na mostra Novos Rumos. Haverá homenagens aos 60 anos de dois grandes marcos do cinema brasileiro: “O Pagador de Promessas” (de Anselmo Duarte) e “Assalto ao Trem Pagador” (de Roberto Farias). Além de uma homenagem especial para o diretor Breno Silveira, durante a exibição de “Dois Filhos de Francisco” ao ar livre na Praia de Copacabana.
A seleção internacional traz filmes de diretores consagrados como Amos Gitai (“Uma Noite em Haifa”/A Night in Haifa), Frederick Wiseman (“Um Casal: Sophia e Tolstói”/A Couple), Abel Ferrara (“Padre Pio”), Hong Sang Soo (“Walk Up”), Gianni Amelio (“O Senhor das Formigas”/Lord of the Ants), François Ozon (“Peter von Kant”), Lav Diaz (“Quando Não Há Mais Ondas”/When The Waves Are Gone) e Paul Schrader (“O Contador de Cartas”/The Card Counter).
Os aguardados “Close”, de Lukas Dhont; “Noites de Paris” (The Passengers of the Night), de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg; o nominado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro Argentina, 1985 (Argentina, 1985), de Santiago Mitre, com Ricardo Darín e Peter Lanzani; “Sra. Harris vai a Paris” (Mrs. Harris Goes to Paris), de Anthony Fabian, com Isabelle Huppert; “Halloween Ends”, de David Gordon Green; “Call Jane”, de Phyllis Nagy; “Mali Twist”, de Robert Guédiguian; “Daliland: A Vida de Salvador Dali” (Daliland), da cultuada diretora de American Psycho Mary Harron ; e “My Policeman”, de Michael Grandage, com Harry Styles.
Os premiados “Broker”, de Hirokazu Kore-eda (Melhor Ator para Song Kang-ho no Festival de Cannes 2022); “Nanny”, de Nikyatu Jusu (Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance 2022); “Holy Spider”, de Ali Abbasi, com Zar Amir-Ebrahimi (Prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes 2022); “EO”, de Jerzy Skolimowski (Prêmio do Júri de Cannes 2022), com Sandra Drzymalska, Isabelle Huppert; “Decisão de Partir” (Decision to leave), de Park Chan-wook (Melhor Direção no Festival de Cannes 2022); e “Revelando Muybridge” (Exposing Muybridge), de Marc Shaffer (Melhor Roteiro documental do Writers Guild of America 2022). Ainda se destacam o longa “Raymond & Ray”, de Rodrigo Garcia, que foi exibido em Toronto, e um retrato impressionante em “Notre-Dame em Chamas” (Notre-Dame on Fire), de Jean Jacques Annaud.
O Festival do Rio terá uma programação de terror, com uma seleção que mescla clássicos com filmes super aguardados: “Piggy”, de Carlota Pereda; “O Menu” (The Menu), de Mark Mylod, com Ralph Fiennes; “Halloween Ends”, de David Gordon Green; “Oldboy”, de Park Chan-Wook; “Grito de Horror” (The Howling), de Joe Dante. E mais duas exibições especiais de clássicos da emoção: “Priscilla, a Rainha do Deserto” (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert), de Stephan Elliott, e “E.T.: O Extraterrestre” (E.T.: The Extra-Terrestrial), de Steven Spielberg.
A música tem destaque no Festival do Rio, tanto na seleção nacional quanto na internacional, com “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca; “Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song” (Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song), de Daniel Geller e Dayna Goldfine. Entre os perfis transformados em filmes, destaque para “Jane Campion, A Mulher do Cinema” (Jane Campion, The Cinema Woman), de Julie Bertuccelli, e “Amando Patricia Highsmith” (Loving Highsmith), de Eva Vitija.
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