Mostra reúne filmes sobre formas alternativas de sexualidade

Na virada dos anos 80 para os anos 90, uma nova geração de cineastas norte-americanos e britânicos produziram filmes que desafiavam as normas politicamente corretas com as quais Hollywood e a televisão norte-americana tratavam os homossexuais, na tentativa de se criar discussões sobre assimilação e tolerância de gêneros pela mídia e pela sociedade. Os jovens cineastas independentes estavam revoltados com a falta de ações políticas do governo diante da crise da Aids. Com a proposta de transgredir os padrões e desafiar a lei e a historiografia da época, nascia o movimento New Queer Cinema, termo criado pela crítica e feminista americana B. Ruby Rich, segundo o qual cineastas valorizavam personagens e histórias com formas alternativas de sexualidade. Os filmes exibidos durante esse período foram revelados nos principais festivais de cinema, com recepção calorosa no circuito, e ainda hoje repercutem influenciando a produção cinematográfica atual, inclusive a brasileira.

Com o mesmo nome, a mostra New Queer Cinema (NQC), que acontece na Caixa Cultural São Paulo, entre 28 de maio e 10 de junho, apresenta uma seleção de 27 filmes de língua inglesa dos anos 1980 a 1990 sobre formas alternativas de sexualidade, além de quatro títulos nacionais lançados entre 2013 e 2014. Ao todo, são 14 longas, 4 médias e 9 curtas. Para a pré-estreia do evento, em 27 de maio, às 21h, é previsto um bate-papo com os diretores Marcelo Caetano e Breno Baptista, seguido de exibição dos filmes “Na sua Companhia” e “O Animal Sonhado”. As exibições acontecem no Caixa Belas Artes.

Com curadoria de Denilson Lopes e Mateus Nagime, a mostra NQC também promove debates com os realizadores: em 28 de maio, “O New Queer Cinema no Brasil – Abordagens e Influências”, e, em 4 de junho, “Filmes Gays e Queer: o Desafio de Programar e a Relação com o Público”. Ao lado dos curadores, o produtor e idealizador do Cineclube LGBT, Aleques Eiterer, vai mediar as mesas com os cineastas Marcelo Caetano (“Na sua Companhia”), Breno Baptista (“Animal Sonhado”), a diretora-adjunta do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Beth Sá Freire, e o programador da Cinemateca Brasileira, Sérgio Silva.

Durante a mostra, também será lançado um livro-catálogo sobre New Queer Cinema e seus antecedentes cinematográficos, políticos e acadêmicos. O material impresso contemplará traduções de textos relevantes sobre o tema, fotos, sinopses e fichas técnicas dos filmes selecionados pela mostra, além de artigos inéditos de pesquisadores, críticos e artistas que trabalham com questões relacionadas a cinema e sexualidade.

A programação completa da mostra pode ser conferida em http://newqueercinema.com.br.

 

New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política
Data: de 28 de maio a 10 de junho
Local: Caixa Belas Artes – Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP)
Entrada: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)
Vantagens para clientes da CAIXA: 50% de desconto na compra do ingresso com cartões da Caixa
Capacidade: 141 lugares
Classificação etária: consultar programação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.