“Travessia”, de Eliane Caffé e Inês Figueiró, estreia no CineBrasilTV
Três mulheres, três países e uma experiência comum: o refúgio. “Travessia”, que estreia no dia 16 de outubro, às 21h30, no canal CineBrasilTV, retrata as questões que envolvem três mulheres, três países e uma experiência em comum: são refugiadas no Brasil.
A série documental de seis episódios, dirigida por Eliane Caffé e Inês Figueiró, é protagonizada por uma congolesa, uma palestina síria e uma haitiana. O mergulho na história de cada uma delas também significa a imersão no contexto histórico e geopolítico desses lugares, que leva ao desenraizamento forçado. Por meio dessas três mulheres, o espectador vivencia os desafios que se impõem na chegada e na adaptação a uma nova cultura e um novo país, nem sempre tão acolhedor quanto parece.
A congolesa Hortense, a palestina síria Rawa e Riliane, uma haitiana, relatam suas vivências e desafios que se impõem na chegada e na adaptação a uma nova cultura, em um novo país. Hortense conta sua história de perseguição política e como veio parar no Brasil. Riliane canta sobre o Haiti. Rawa fala de sua experiência de guerra no auge da adolescência.