Documentário desvela verdades ocultas da Índia
O documentário “Muco: Contradição na Tradição” estreia dia 8 de dezembro em circuito nacional. Os primeiros princípios éticos do Yoga (Yamas) conduzem a trama do documentário dirigido por Oberom. A produção foi feita por Céu Bittencourt, Oberom, Orlando Chavatta e Samadhi e a distribuição pela Guruji Filmes.
“Muco” foi selecionado em 40 festivais internacionais, 21 prêmios, sendo 13 de melhor documentário. Entre os entrevistados estão Sri Sri Ravi Shankar, Vandana Shiva, Chidananda Sarasvati, Swami Ramakrishnananda, Satish Kumar, Sunita Narayan, Maneka Gandhi, Antônio Donato Nobre, Swami Atma, David Frawley, Dharma Mittra, Sharon Gannon e Alecrim Correa.
O filme apresenta dois irmãos brasileiros que viajam à Índia a fim de entender as implicações que essa prática milenar tem em nossa sociedade atual e no meio ambiente. O documentário desvela verdades ocultas da Índia, mas também elementos do imaginário Ocidental acerca das tradições espiritualistas da Ásia. Caminha entre crenças e hábitos presentes no mundo do Yoga, mas que afeta toda a humanidade.
Do norte da Índia ao sul, da costa oeste à costa leste, a equipe viajou por quatro meses, passando por cidades como Delhi, Mumbai, Bangalore, Channai, Tiruvanamalai, Rishikesh e muitas outras, visitando centros espirituais (ashrams), eventos populares, lugares considerados sagrados para a fé local e documentando pontos sensíveis que afetam a saúde da população por conta da degradação ambiental. Foram feitos registros em áreas remotas, acompanhando agricultores e pecuaristas, como também festivais de dança clássica indiana, música e práticas espirituais coletivas.