Curta Taquary abre inscrições de filmes para sua 17ª edição

O Curta Taquary abriu as inscrições para sua 17ª edição, até 28 de novembro, exclusivamente por meio do site curtataquary.org. Nesta edição, o festival mergulha nas margens do rio Capibaribe para promover a difusão cultural e a formação em Audiovisual, Educação e Meio Ambiente. Abrangendo o percurso do Capibaribe por oito cidades do Agreste Setentrional – Poção, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes e Frei Miguelinho –, o festival destaca sua conexão única com a vitalidade desse curso d’água.

Com o compromisso constante com a preservação ambiental, o Curta Taquary reitera sua dedicação à sustentabilidade. Para a edição de 2024, que acontecerá de 16 a 22 de março, coincidindo com datas emblemáticas, como o Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas (16 de março) e o Dia da Água (22 de março), o festival amplifica sua iniciativa sustentável. Transformando as inscrições em mudas de plantas nativas da região, o evento busca ativamente contribuir para o reflorestamento de áreas degradadas. Neste ano, destaca-se a harmonia entre a expressão artística e a conscientização ambiental, sublinhando a importância da preservação do rio Capibaribe e do ecossistema que o circunda. O Curta Taquary 2024 não apenas celebra a cinematografia e a educação, mas também ressalta o papel essencial que cada participante desempenha na construção de um futuro sustentável para as comunidades ao longo das margens do Capibaribe.

Estão aptos a participar filmes de ficção, animação, documentário ou experimental de até 30 minutos de duração, incluídos os créditos, feitos por realizadores e/ou produtores nacionais ou radicados no país há mais de dois anos e que tenham sido concluídos a partir de janeiro de 2023.

O Curta Taquary exibirá filmes em dez mostras competitivas e não há limite de trabalhos submetidos por cada participante, com possibilidade de participação em mais de um recorte temático. As dez categorias competitivas são: Mostra Brasil, com temática livre; Mostra Primeiros Passos, para diretores/as em seu primeiro trabalho; Mostra Dália da Serra, voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Mostra Universitária, direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação; Mostra Diversidade, para filmes que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas; Mostra Curtas Fantásticos, para filmes de horror, ficção científica e fantasia; Mostra Criancine, que compreende filmes voltados para o público infanto-juvenil; Mostra Pernambucana, para filmes produzidos no Estado; Mostra Agreste, para filmes produzidos no agreste pernambucano; e Mostra Por Um Mundo Melhor, para filmes com foco na educação ambiental.

O 17º Curta Taquary conta com incentivo do Funcultura – Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.