Festival Internacional de Mulheres no Cinema anuncia os filmes premiados de sua 3ª edição

Terminou na noite desta quarta-feira, 29 de novembro, o 3º FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema, com uma sessão especial em 35mm de “A Mulher de Todos” (1969), de Rogério Sganzerla, em celebração à Helena Ignez, homenageada da edição. Na cerimônia de encerramento, realizada no CineSesc, foram anunciados os filmes premiados pelo público nas duas mostras competitivas.

Na Mostra Brasileira, que apresentou sete diferentes narrativas dirigidas por mulheres de diversas origens, o vencedor foi “Racionais: Das Ruas de São Paulo para o Mundo” (foto), de Juliana Vicente. O filme, que ostentou o 1° lugar entre os mais vistos no Brasil na Netflix e pode ser assistido na tela do CineSesc no FIM23, mostra o lendário grupo de rap Racionais MC’s, que transformou sua poesia de rua em um movimento poderoso no Brasil e no mundo.

Já em O Fogo que Não se Apaga, que enalteceu a obra recente de cinco diretoras brasileiras com 60 anos ou mais, ganhou “Até que a Vida nos Separe: Uma Biografia de Nelson Carneiro” (2023), de Emilia Silveira. O documentário retrata o parlamentar responsável pela aprovação de mais de mil leis, incluindo a do divórcio, importante marco na luta das mulheres por liberdade e direitos.

As diretoras dos filmes vencedores recebem cada uma um prêmio no valor de R$ 5 mil.

A edição também trouxe um prêmio adicional destinado aos curtas-metragens apresentados na mostra Todas as Mulheres do Mundo | Curta Kinoforum. Em parceria com a Input Post, o FIM premia “Cenas da Infância”, de Kimberly Palermo, concedendo a sua diretora a finalização completa de som para o seu próximo curta-metragem.

Na cerimônia também foram conhecidos os 14 projetos de longas ficcionais dirigidos por mulheres selecionados para o programa Mentorias, realizado em parceria com o Paradiso Multiplica e o +Mulheres. Os escolhidos passarão por consultoria com um time de profissionais do mercado de audiovisual, como Karen Castanho, Kelly Castilho, Silvia Fu e Vânia Lima, a fim de aprimorar suas abordagens e narrativas e auxiliar na ampliação de oportunidades de financiamento e adequação às demandas de mercado.

Os selecionados foram: “Tentação de Eva”, de Rayane Teles (BA); “Família”, de Britney Federline (RS); “Coração de Nego”, de Dandara de Morais (PE); “Filho Pródigo”, de Flávia Vieira (RJ); “Meu Irmão”, de Luciana Bezerra (RJ); “Flor de Laranjeira”, de Kaya Rodrigues (RS); “Ouvides – A Chave do Desejo”, de Michele Saints (SP); “Estamos Bem”, de Maria Emília Oliveira” (SC); “Herança”, de Rafaela Uchoa (BA); “Estranha Familiar”, de Natália Maia (CE); “Dois Reais e um Sonho”, de Isadora Lis Alves (PA); “Sangra, Não Morre”, de Vitoria Vasconcellos (PE); “Van”, de Gabrielle Siqueira (SP/RJ); e “A Festa de Carmen”, de Amanda Jordão (SP).

Entre os 14 projetos selecionados para as Mentorias, um também será contemplado com o Prêmio Selo Elas FIM, uma parceria entre o Festival e a Elo Studios, que fornecerá consultoria com experts em áreas artísticas, executivas e jurídicas, além de contrato com a distribuidora. O vencedor é “Família”, de Britney Federline (RS).

Metade das vagas das Mentorias foram reservadas a diretoras transgênero, negras, indígenas, PCD ou mulheres com 60 anos ou mais que estejam se preparando para realizar o seu primeiro ou segundo longa-metragem.

A programação do FIM23 segue até o dia 8 de dezembro com o programa especial Mulheres que Norteiam, que é exibido gratuitamente e com exclusividade pela plataforma de streaming Itaú Cultural Play. A mostra inédita é dedicada à pulsante e diversa produção cinematográfica da região Norte. Na seleção, estão filmes como os curtas “Alexandrina, um Relâmpago” (2022), de Keila Sankofa (AM), e “Tapajós Ãgawaraitá” (2018), de Priscila Tapajowara (PA), e o longa “Para Ter Onde Ir” (2016), de Jorane Castro (PA).

Essas três cineastas participam do colóquio online Cinema na Amazônia Feito por Mulheres, que terá mediação da curadora Lorenna Montenegro e participação da pensadora Zélia Amador de Deus (UFPA). O encontro online, que vai debater os desafios em se fazer cinema no Norte brasileiro, se dará no dia 4 de dezembro, das 10h às 12h30. As inscrições serão abertas no site do festival.

O programa formativo da 3ª edição do FIM também segue e destaca o Seminário Mulheres 60+ no Audiovisual, uma iniciativa com o + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro, que abordará o etarismo dentro do mercado audiovisual, revelando a falta de oportunidades para diretoras e atrizes com mais de 60 anos e os estereótipos sobre idade sistematicamente reproduzidos nas telas. Gratuito, o evento será realizado dia 5 de dezembro, das 10h30 às 18h, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo, terá três mesas com a presença de mulheres proeminentes na indústria cinematográfica brasileira, como Debora Ivanov, Tata Amaral, Tizuka Yamazaki, Laís Bodanzky e Clarisse Abujamra. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do CPF (70 vagas).

Também no Centro de Pesquisa e Formação, os encontros formativos Do Curta ao Longa trazem diretrizes básicas para que novas e novos curta-metragistas possam realizar seu primeiro longa, além de criadoras/criadores, diretoras/diretores e produtoras/produtores que queiram aprimorar seus conhecimentos. Serão três aulas online, ministradas por professoras com vasta experiência em suas áreas de atuação: “Estruturando um Roteiro”, com Alice Marcone, dia 4 de dezembro, das 15h às 18h; “Linguagem Cinematográfica”, com Lina Chamie, dia 6 de dezembro, das 15h às 18h; e “O Essencial para Pós-Produzir Audiovisual no Brasil”, com Keila Borges, dia 11 de dezembro, das 15h às 18h. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do CPF (300 vagas). As aulas serão realizadas na plataforma Zoom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.