Produtores brasileiros participam do Mipcom, na França

Começou nesta segunda-feira (7) o Mipcom 2013, a maior feira de conteúdo de entretenimento do mundo. A ABPITV está presente pela décima vez no evento por meio do Brazilian TV Producers com uma delegação de 41 empresas e 73 profissionais. Durante o final de semana, dias 5 e 6 de outubro, 12 empresas e 18 profissionais participaram do MipJunior, um dos principais eventos de animação do mundo. A produtora brasileira Split Studio participou do pitching do evento com a animação “Goris, o Gorila”. A série é uma coprodução com a empresa chilena GONG! Estudio de Animación of Chile.

O encontro promovido entre produtores brasileiros e britânicos movimentou o estande do BTVP durante a manhã do dia 7. A iniciativa, que reuniu 8 empresas britânicas e 9 produtoras brasileiras, foi realizada por meio de uma parceria entre o Brazilian TV Producers e PACT- que representa produtores independentes no Reino Unido. A Inglaterra é um dos mercados-alvo da indústria audiovisual brasileira e um modelo a ser seguido. Em 2009, o horário nobre da TV britânica chegou a ter 50% de produções independentes nos chamados programas originais, isto é, programas inéditos feitos pela própria emissora ou por produtores independentes, o que ajudou a alavancar a produção dos conteúdos nacionais britânicos.

O cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e membro honorário da ABPITV, participa pela primeira vez do Mipcom. A Mauricio de Sousa Produções (MSP) traz ao Mipcom algumas produções já finalizadas. A empresa possui cerca de 22 horas de animação gravadas e finalizadas (exceto os longas), e pretende conversar com distribuidores e emissoras de televisão sobre a comercialização e distribuição das séries da Turma da Mônica para outros países no evento.

 

A Grifa Filmes, representada por Fernando Dias e Tatiana Battaglia, a convite da Media-Stands, fez uma apresentação exclusiva durante o almoço “Brazilian Doc Scene Opportunities”. O consultor do Brazilian TV Producers, Yves Jeanneau, foi o mediador da sessão e entre os convidados estavam produtores e distribuidores franceses, alemães, suecos, italianos e dinamarqueses. A empresa apresentou o projeto Assiette Brésilienne (“Tasting Brazil”) com a chefe de cozinha Bel Coelho. Orçada em aproximadamente 2,5 milhões de euros, a série de 20 episódios é uma coprodução da Grifa Filmes e da francesa FL Concepts & Co, e será exibida pelo canal ARTE (na França e Alemanha) e pela Discovery Latin America no Brasil e demais países do continente. A série foi escolhida para demonstrar um caso bem sucedido de coprodução com o Brasil. Esta é a maior série já feita pelo canal ARTE com uma produtora brasileira e será exibida em horário nobre diariamente um mês antes da Copa de 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.