Cinema do IMS apresenta mostra que resgata a produção cinematográfica do Recife nos anos 1920

De 7 a 20 de dezembro, o IMS Paulista apresenta a mostra de filmes “Anos 1920, Recife em tempo de cinema”. Com curadoria de Luciana Corrêa de Araújo, a mostra mergulha nos anos 1920, destacando a intensa atividade cinematográfica em Pernambuco. A programação inclui a exibição de obras como “Recife no Centenário da Confederação do Equador” (1924), título mais antigo da mostra, realizado pela produtora Pernambuco-Film, e “Retribuição” (foto, 1925), de Gentil Roiz, considerado o primeiro filme de ficção pernambucano.

As duas exibições do filme “Retribuição” serão apresentadas com trilha sonora ao vivo, comandada por Lúcio Maia, guitarrista que despontou com a banda Nação Zumbi e que tem assinado diversas trilhas sonoras, como as dos longas “Baile Perfumado”, “Amarelo Manga” e “Linha de Passe”. O músico se apresenta com Juba Carvalho (percussão) e Pedro Regada (teclados analógicos). A produção e a curadoria musical são de Juliano Gentile, curador de música do IMS.

A mostra oferece uma oportunidade para o público apreciar uma parte significativa do acervo preservado de filmes pernambucanos dos anos 1920, em cópias em 35mm, 16mm e digitais. Realizada em outubro de 2023 pela Cinemateca Brasileira, especialmente para esta mostra, a digitalização de “Retribuição” foi feita em 4k, a partir de uma cópia em nitrato e apresenta uma qualidade de imagem superior às cópias que circularam nas últimas décadas.

Na seleção de filmes, o protagonismo da cidade do Recife é evidente, tanto em filmes de enredo quanto em documentários, os quais ressaltam a dinâmica urbana e social da região.

As condições de produção variaram ao longo dos anos, com influência do financiamento governamental e parcerias com membros da sociedade. Segundo a curadora Luciana Corrêa de Araújo, o sucesso comercial de “Retribuição” impulsionou a criação de novas produtoras, tornando o Recife um importante centro cinematográfico entre 1925 e 1926. No entanto, as dificuldades de distribuição além do mercado local e a ascensão do cinema sonoro contribuíram para o declínio da produção profissional de filmes de enredo na região.

A produção em questão se encaixa nos chamados “ciclos regionais” do cinema silencioso brasileiro, com filmes realizados fora das capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. A mostra procura estabelecer conexões temporais e espaciais entre esses filmes e produções pernambucanas das décadas de 1970 a 2010, destacando semelhanças, singularidades, continuidades e rupturas. Nas palavras da curadora, “é uma maneira de relativizar a noção de ‘ciclo’, ao procurar identificar temas e procedimentos que percorrem a cinematografia pernambucana em diálogos, homenagens e embates”.

A programação da mostra pode ser conferida aqui.

 

Anos 1920, Recife em tempo de cinema
Data: 7 a 20 de dezembro
Local: IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – São Paulo, SP
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) | R$ 5,00 (meia) – Os ingressos para a sessão musicada devem ser adquiridos na plataforma Sympla neste link ou no dia do evento na bilheteria do IMS Paulista. Todos os demais estão disponíveis pelo site ingresso.com e na bilheteria do IMS Paulista
Funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.