Mostra de Cinema China Brasil exibe 14 produções no Rio

Foto”Cena de “Nuvens Brancas e Cães Azuis (Caminho para Casa)”, de Zang Lianrong e Xu Ruogu

Os cinemas chinês e brasileiro serão celebrados no Rio de Janeiro durante a II Mostra de Cinema China Brasil, que ocorre entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Estação Net Rio, em Botafogo. Com curadoria do produtor e documentarista Hélio Pitanga, a programação totalmente gratuita vai exibir sete longas-metragens chineses, a maioria inédita nos cinemas brasileiros, e sete filmes nacionais que poderão ser revistos pelo público.

Entre os filmes chineses, destaque para o drama “De Volta ao Sul”, de Xiao Haiping, exibido no 71º Festival Internacional de Cinema de San Sebastian e XV Festival Internacional de Cinema de Macau; a comédia inédita “Como Pai e Filho”, de Bai Zhiqiang, premiada como Melhor Filme Infantil no 36º Prêmio Galo de Ouro, maior festival de cinema da China; o drama familiar “Nuvens Brancas e Cães Azuis (Caminho para Casa)”, de Zang Lianrong e Xu Ruogu, indicado aos prêmios de Melhor Ator e Melhor Fotografia no Festival de Cinema Internacional de Xangai; além do romance “O Flamingo”, de Yang Tiandong.

Já a programação brasileira conta com produções que participaram de circuitos de arte, integraram festivais e estrearam nos cinemas. Dentre elas, o biográfico “Heleno – O Príncipe Maldito”, de José Henrique Fonseca, estrelado por Rodrigo Santoro, que conquistou prêmios de Melhor Ator nos festivais de cinema de Lima e Havana pelo papel, e o elogiado drama “Casagrande”, de Fellipe Barbosa, com Marcello Novaes e Suzana Pires, exibido nos festivais de Rotterdam, San Sebastian e Toulouse. Único documentário, o inédito “Inhotim”, de Tiago Arakilian (“Antes que Eu me Esqueça”), traz um olhar que mistura arte contemporânea e paisagismo, a partir das pessoas que trabalham no lugar.

Idealizador da mostra, Arthur Chen, empresário chinês naturalizado brasileiro ressalta que seu objetivo é promover o intercâmbio cultural entre os dois países, abrindo espaço para que se conheça o que é a produção audiovisual de ambos. Na China, o público prestigia os filmes nacionais e comparece em peso aos cinemas. Segundo a Administração Nacional de Cinema da China, a bilheteria total de ingressos vendidos no país em 2023, até 14 de novembro, já ultrapassava os 50 bilhões de yuans (cerca de R$ 34 bilhões), com um público total de 1,179 bilhão de espectadores. Dos 58 filmes com bilheteria superior a 100 milhões de yuans na China, em 2023, 39 são chineses.

Como na primeira edição, a II Mostra de Cinema China Brasil também irá homenagear as produções dos dois países e um representante de cada filme receberá o prêmio Arara Azul pela sua relevância. A atriz brasileira Lucélia Santos, amplamente reconhecida na China pelo sucesso da novela “Escrava Isaura” no país, vai presidir o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.