Abertas as inscrições para pontos de exibição e cineclubes da Mostra Difusão da 13ª MCDH

Até 23 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o credenciamento de pontos de exibição e de cineclubes que queiram participar da Mostra Difusão, dentro da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH).

A Mostra Difusão, que acontece de 25 de março a 24 de abril, será disponibilizada por meio de plataforma streaming InnSaei.tv de forma gratuita. As inscrições para o credenciamento são realizadas pelos Mapas Culturais.

Para a qualificação dos pontos de exibição e dos cineclubes, os espaços precisam dispor obrigatoriamente de equipamentos de projeção e sonorização, e acesso à internet de banda larga para reprodução dos filmes direto da plataforma streaming.

Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a proposta da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é promover debates sobre temas como prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia e enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação. Os filmes selecionados também trazem como pautas os direitos de mulheres, idosos, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é realizada pelos Ministérios da Cultura (MinC) e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). O lançamento oficial da 13ª edição aconteceu no dia 6 de dezembro, no Cine Arte UFF, em Niterói (RJ). No evento, o cineasta Silvio Tendler foi homenageado.

Na defesa dos direitos humanos, a cultura é uma forte aliada para promover debates, para apresentar vivências possíveis, para resgatar a nossa memória histórica e para agregar pessoas em prol de uma sociedade mais diversa e tolerante. Assim, MinC e MDHC unem-se potencializando o poder simbólico do audiovisual nacional para abrir caminhos para a promoção da dignidade humana e da justiça social.

A iniciativa está em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3), de ampliar e diversificar a produção de materiais pedagógicos e didáticos para educação em direitos humanos, e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), de estimular a popularização dos direitos humanos através de produções culturais.

A Mostra, iniciada em 2006, teve a última edição em 2018, quando foi descontinuada na gestão passada. Desde a sua primeira edição, foram exibidos mais de 400 filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.