Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP exibe o filme “As Polacas”, com a presença do diretor João Jardim
Foto @ Ique Esteves
O filme “As Polacas” narra a história de imigrantes judias e polonesas no início do século XX que foram forçadas a trabalhar na prostituição no Brasil. A história é ambientada no Rio de Janeiro de 1917 e conta a saga de Rebeca (Valentina Herszage), que, fugida da Polônia com seu filho, desembarca no Brasil em busca do seu marido e é obrigada por Tzvi (Caco Ciocler) a trabalhar em um bordel.
O filme passou no Festival do Rio, em 2023, teve sua estreia nos cinemas em dezembro de 2024 e será exibido, gratuitamente, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar), no dia 26, a partir das 15h, seguido de debate com o diretor João Jardim, de documentários como “Janela da Alma” (2001), “Pro Dia Nascer Feliz” (2005) e “Lixo Extraordinário” (2010), indicado ao Oscar de melhor documentário.
Na ficção, o diretor é experiente em retratar e ambientar fatos e períodos históricos, como nas produções “Engraçadinha… seus Amores e seus Pecados” (1995, minissérie para TV Globo) e no longa “Getúlio” (2014). No caso do filme “As Polacas”, é um aspecto de destaque a recriação histórica dos ambientes de época, com uma fotografia que também se destaca.
O filme também traz para a tela como as mulheres judias criaram um movimento social, a “Sociedade da Verdade”, para se defenderem da opressão.
Para participar do evento, é necessário se inscrever através do site sescsp.org.br/cpf. As vagas são limitadas.