BTVP promove participação brasileira no MIPTV
O Brazilian TV Producers, programa de exportação da Associação Brasileira de Produção Independente de Televisão (ABPITV), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organiza pela 11ª vez a participação de produtores brasileiros no MIPTV, um dos maiores mercados de conteúdo para televisão em número de participantes. O evento acontece de 4 a 8 de abril, em Cannes, na França, e conta com cerca de 11 mil inscritos.
Farão parte da delegação brasileira as empresas Alopra Estúdio, Boutique Filmes, Due Produções, Elo Audiovisual, Intro Pictures e Suma Filmes.
Nesse ano, durante o evento, acontecerá a premiação do Emmy Kids Awards e uma produção brasileira, O Zoo da Zu, da associada Boutique Filmes, disputa na categoria pré-escolar com produções do Reino Unido, Islândia e Japão.
Para a Due Produções, do Rio de Janeiro, o MIPTV é um mercado importante no calendário de eventos, pois foi onde a produtora fez, em 2015, o contato que iniciou as vendas internacionais de Enjoying Rio, série de turismo factual sobre a cidade. Após novos contatos feitos recentemente no RioContentMarket 2016, a empresa já tem reuniões agendadas no MIPTV. O objetivo no evento, além da venda da obra finalizada, é também a negociação do formato para a realização de produções na mesma linha como Enjoying Buenos Aires e Enjoying Paris.
A distribuidora Elo Company continua trabalhando com as vendas internacionais de O Menino e o Mundo, longa-metragem de animação dirigido por Alê Abreu, indicado ao Oscar 2016 e vencedor em Annecy em 2014. Outro destaque do portfólio da empresa no MIPTV é o documentário Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil, que esteve recentemente na competição oficial do South by South West.
A Suma leva a série Drag-se e o documentário Jou!. A Intro Pictures apresentará as séries Paranormal e A Lei e a Alopra Estúdio levará as animações Hidro e Fluído e Grandes Pequeninos.
A edição do MIPTV no ano passado contou com 11.083 inscritos, sendo 3.915 buyers. O BTVP organizou a participação de nove profissionais, representando sete empresas.