Governo de SP abre inscrições para empresas paulistas participarem do Festival de Cinema de Berlim
O Governo de São Paulo levará até dez empresas paulistas para o 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), um dos maiores eventos do mundo do setor, que acontece de 13 a 23 de fevereiro, na Alemanha. Será a primeira missão de 2025 do programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Empresas interessadas devem se inscrever pelo site da InvestSP até 15 de janeiro. O CreativeSP busca promover a troca de conhecimento entre produtores de São Paulo e do resto do mundo, incentivar a geração de negócios e empregos no setor de economia criativa e atrair investimento estrangeiro para o Estado.
Um dos destaques do evento é o European Film Market (EFM), espaço no qual profissionais e empresas do mundo todo, como produtoras, agentes de vendas, distribuidores, operadores de cinemas e investidores, se reúnem para negociar. Por abrir o calendário de grandes eventos globais do setor audiovisual, o Berlinale é um forte indicador de tendências e inovações para o resto do ano.
Voltado para setores como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, o CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 2024, a projeção de negócios gerados pelas missões do CreativeSP bateu recorde ao atingir R$ 725 milhões, alta de 79% na comparação com o ano anterior. Além da geração de 6,4 mil empregos na indústria cultural. Ao todo, 103 empresas puderam participar de 10 eventos, como os festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), o South by Southwest (EUA) e o próprio Berlinale.
Para 2025, já estão confirmadas mais quatro missões, todas com inscrições abertas: South by Southwest (SXSW), nos EUA (7 a 15 de março), Games Developers Conference (GDC), nos EUA (17 a 21 de março), Festival de Cinema de Cannes (13 a 24 de maio) e Festival de Publicidade Cannes Lions (16 a 20 de junho), ambos na França.
Pingback: news-1736186810898-5624 – News Conect Inteligencia Digital