Filme de Fernando Meirelles abrirá o 40º Festival de Gramado
A sessão de gala que marca a abertura do Festival de Gramado, no dia 10 de agosto, será a primeira exibição no país do novo longa de Fernando Meirelles, 360, e contará com a presença do diretor e dos atores brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré.
O diretor comemorou o convite: “Estive em Gramado só uma vez em meados dos anos 90, mas não consegui assistir o filme de abertura porque o teatro estava lotado. Fico muito feliz que 16 anos depois eu possa participar desta 40ª noite”, contou Meirelles.
O filme estreia em todo Brasil no dia 17 de agosto, com distribuição da Paris Filmes. Será o terceiro país em que o longa será lançado, atrás apenas da França e Inglaterra. Além do Festival de Gramado, 360 também abriu o festival de Londres e participou dos festivais de Toronto e Munique.
Com roteiro assinado por Peter Morgan (Frost/Nixon, A Rainha, O Último Rei da Escócia), 360 conta nove histórias interconectadas que retratam os relacionamentos no século XXI. O longa começa em Viena, e tece uma narrativa passando por Paris, Londres, Bratislava, Rio de Janeiro, Denver e Phoenix.
Além de Maria Flor (A Suprema Felicidade e Xingu) e Juliano Cazarré (VIPs e A Febre do Rato), o elenco internacional reúne Anthony Hopkins (Thor, O Ritual, Silêncio dos Inocentes), Jude Law (Sherlock Holmes, Cold Mountain, O Talentoso Ripley), Rachel Weisz (A Casa dos Sonhos, A Informante, O Jardineiro Fiel), Ben Foster (Assassino a Preço Fixo, O Mensageiro, Os Indomáveis), Jamel Debbouze (Fora da Lei, Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), Marianne Jean-Baptiste (da série de TV Without a Trace, Ladrões, Segredos e Mentiras), Moritz Bleibtreu (O Grupo Baader Meinhof, Corra, Lola, Corra, Munique), entre outros.
O filme é um caleidoscópio moderno, de amor e relacionamentos, interligando personagens de diferentes cidades do mundo num conto sobre a vida romântica no século XXI e nosso eterno conflito entre o que quer nossa razão e para onde nos mandam nossos impulsos e desejos. Precisamos sempre reprimir nossos desejos para podermos construir uma civilização, como nos ensinou Freud? O filme tem início em Viena e, dá voltas por Paris, Londres, Bratislava, Denver e Phoenix.
A partir de uma decisão simples tomada por um homem (Jude Law) – para se manter leal à sua esposa (Rachel Weisz) – acontece uma série de episódios que rodam o globo com consequências dramáticas, retornando 360 graus ao lugar da sua decisão inicial. Nunca ficou tão claro como o mundo está interconectado.
Assista ao trailer de 360 aqui.