“O que se Move”

“O que se Move”, primeiro longa-metragem do cineasta Caetano Gotardo, que faz parte do coletivo Filmes do Caixote, que inclui realizadores como Juliana Rojas, Daniel Turini e Marco Dutra, estreia nos cinemas brasileiros no dia 10 de maio. A pré-estreia será em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, no dia 7 de maio, em sessão gratuita (ingressos poderão ser retirados na bilheteria do cinema – Rua Augusta, 1475 – a partir das 19h do mesmo dia) e seguida de debate com o diretor Caetano Gotardo, as atrizes Fernanda Vianna, Cida Costa e Andrea Marquee e a produtora Sara Silveira.

O filme foi selecionado por diversos festivais no Brasil e no exterior e premiado em Gramado e na última edição da Semana dos Realizadores.

“O que se Move” também participou da 36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e foi o filme de abertura do 39º Festival SESC Melhores Filmes, no CineSesc. E já tem garantida sua estreia na França, onde entra em cartaz em Paris no próximo mês de setembro após ter sido adquirido pela distribuidora francesa Damned Distribution.

O longa aborda três núcleos familiares que, em três diferentes situações, precisam lidar com uma perda brusca ou com o reencontro de um ente querido perdido há dezesseis anos. Contudo, o entorno e a vida cotidiana dos personagens são o foco do filme. Dessa maneira, o roteiro se debruça sobre pequenos eventos totalmente ficcionais imaginados ao redor daqueles momentos mais duros por que passam os personagens.

O roteiro de “O que se Move” partiu do contato com três acontecimentos noticiados nos jornais brasileiros na década passada, com maior ou menor destaque – mas que, em diferentes medidas, causaram comoção e se tornaram pauta de discussão e assunto de conversa de muita gente. Essas notícias foram tomadas apenas como inspiração, com absoluta liberdade para tratá-las ficcionalmente e sem nenhuma intenção de dar conta delas como histórias reais.

O elenco é formado por Cida Moreira (que volta ao cinema após alguns anos dedicando-se apenas à carreira musical), Andrea Marquee, Fernanda Vianna, Rômulo Braga, Henrique Schafer, Dagoberto Feliz, Adriana Mendonça, os jovens estreantes Wandré Gouveia e Gabriel dos Reis. É produzido por Sara Silveira e Maria Ionescu, da Dezenove Som e Imagem.

 

One thought on ““O que se Move”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.