Elena

ELENA é um filme sobre lembranças, sobre a irreversibilidade da perda e o impacto causado na menina de 7 anos pela sólida ausência da irmã – a quem Petra chama de sua “memória inconsolável”. É, também, um filme sobre a delicadeza. Concebido como um documentário de fundo psicológico, o primeiro longa de Petra Costa acompanha a jornada percorrida por ela para resgatar – e, de certa maneira, explicar – as frustrações e angústias que arrastaram a vida de Elena a um desfecho trágico.

Em 80 minutos, o espectador é convidado a mergulhar num passado ainda pungente para, junto com Petra e suas recordações, emergir da dor e se emancipar.

ELENA é, ainda, um filme sobre o Brasil, sobre o rescaldo da ditadura militar, sobre a geração que cresceu nos anos 1980 com a árdua tarefa de batalhar por seus sonhos quando a maioria a acusava de não ter bandeiras ou ideais. Acima de tudo, a geração da abertura, educada por pais militantes que, em tempos de anistia e redemocratização, repudiavam toda forma de repressão e buscavam criar seus filhos sob a mais absoluta liberdade.

O filme mostra a breve trajetória de Elena, que viaja para Nova York com o sonho de ser atriz de cinema. Aos 20 anos, encontra uma realidade que a obriga a abdicar do sonho e a tomar decisões extremas. Duas décadas depois, é sua irmã Petra, 13 anos mais nova, quem vai para a mesma cidade em busca das memórias de Elena.

Petra Costa recebeu os prêmios de melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara e no 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox, recebeu menção especial. E ganhou ainda o prêmio de melhor documentário no 35º Festival Internacional de Films de Femmes.

Diretora e atriz, antes de realizar ELENA, Petra dirigiu e produziu o curta Olhos de Ressaca, um retrato poético sobre o amor e o envelhecer, visto pela perspectiva de seus avós. Em 2009, o filme foi selecionado e exibido em inúmeros festivais nacionais e internacionais, recebendo importantes prêmios como: Melhor Curta-Metragem no Festival do Rio, Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Documentário de Londres (LIDF), Melhor Documentário de Curta-Metragem no Festival Internacional Cine Las Americas e Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado.

O documentário ELENA entra em cartaz no dia 10 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.