Começa o 44º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro

Na abertura do evento, realizada no dia 26 de setembro, foi exibido o documentário “Rock Brasília – Era de Ouro”, do diretor Vladimir Carvalho. O filme ganhou o prêmio do 4º Paulínia Festival de Cinema.

A cerimônia aconteceu na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional  e contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que embalou os convidados executando “Brasília Episódio Sinfônico”, de Fernando Morais, e “Eduardo e Mônica”, de Renato Russo.

Vladimir é um dos maiores nomes do cinema nacional e possui uma forte ligação com Brasília. Para apresentar seu filme, estavam ao lado dele a banda Capital Inicial, Plebe Rude e a irmã de Renato Russo. Durante o discurso, com o produtor Marcus Ligocki, o cineasta foi bastante aplaudido. Mas ao citar a presença da ministra Ana de Hollanda, essa foi alvo de vaias por parte do público.

A mostra competitiva começa hoje e o primeiro longa é “As Hiper Mulheres”, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro. O filme venceu o prêmio especial do Júri e  Melhor Montagem no Festival de Gramado. O documentário retrata tradições do Alto Xingu como Jamurikumalu, o maior ritual feminino. Ao ver que sua esposa está doente, um velho pede ao sobrinho que entoe o canto mais uma vez. Para isso, as mulheres da tribo têm que se reunir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.