Filme de roteiro

Embora tradicionalmente relacionado como experimentação estética e imagética, o curta-metragem tem cada vez mais se difundido como exercício narrativo, também, para histórias curtas. É esta a escolha de Frederico Cabral, ao realizar o curta “Traz Outro Amigo Também”, vencedor do prêmio de melhor curta digital no Festival de Brasília, melhor curta pelo júri popular em Tiradentes, e de melhor roteiro, para o escritor Samir Machado de Machado, em Brasília e em Recife. O curta, adaptado de um conto de Yves Robert, versa sobre um detetive que é procurado por uma pessoa que busca seu amigo imaginário, desaparecido havia mais de 50 anos.

Quebrando uma tendência, Frederico chamou outra pessoa para escrever o roteiro do filme. “Por mais que também goste de escrever, e eventualmente me aventure como roteirista, prefiro deixar o roteiro para amigos escritores. Acabo ‘dirigindo’ essa etapa também, e acho isso bastante produtivo. É bom ter mais gente criativa dando ideias, por isso também gosto de ter um montador que não seja eu”, conta.

“Acho que quase todo o bom filme é bem estruturado narrativamente, por mais abrangente que isso seja. O que não significa que a estrutura precise ser linear ou lógica, pode ser mais sensorial também. No caso do nosso filme, acho que a estrutura narrativa dele, que na parte inicial leva para o lado cômico e surreal do argumento, permite que as defesas do espectador já estejam baixas quando chega o final, e muita gente acaba se emocionando”, complementa.

Realizado para o programa “Histórias Curtas”, da RBS-TV, com orçamento de R$ 40 mil, o curta – que foi exibido na TV no dia 2 de outubro de 2010 – foi gravado em três dias e teve três meses de produção, sua maioria na pós, criando alguns personagens digitalmente. “Traz Outro Amigo Também” bebe muito na fonte dos filmes de detetive noir. “Sou fanático pelo cinema noir. Esteticamente, busquei um meio-termo entre o noir e o que seria uma versão brasileira disso. Achei importante manter um pouco dos elementos do gênero, até para combinar com o tom do final do filme, que é mais lúdico”, comenta.

Atualmente, Frederico se prepara para filmar, em agosto, um novo curta para o programa “Histórias Curtas”, chamado “Todos os balões vão para o céu”. Tem também um projeto chamado “Vãos”, inscrito em um edital, e tem outro roteiro de curta que pretende filmar este ano. (G. C.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.