EICTV tem inscrições abertas até 10 de março

A Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV) está com processo seletivo aberto para o curso regular 2012-2015, nas especializações Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e a recém-criada TV e Novas Mídias. Serão selecionados de quatro a seis alunos do Brasil que irão fazer parte de um grupo de quarenta estudantes de todo o mundo.

O processo seletivo vai acontecer em cinco cidades: Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Goiânia e Belém, nos dias 16 e 17 de março de 2012. O início das aulas está previsto para setembro de 2012 e o término para julho de 2015.

A matrícula tem um custo de cinco mil euros por ano, valor que será subsidiado em parte pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, devendo o restante ser pago pelo aluno. Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

A ficha de inscrição será disponibilizada pela internet através dos seguintes sites:

www.curtaminas.com.br

www.palaciodasartes.com.br

www.fundaj.gov.br/canne

www.agepel.go.gov.br

www.sintracine.org

www.iap.alcantara.net.br

www.eictvpara.blogspot.com

Após o preenchimento, a ficha de inscrição deve ser enviada por e-mail para eictvbrasil@gmail.com.

 

Processo seletivo

Cada candidato fará duas provas escritas: uma de conhecimentos gerais e outra correspondente à especialização escolhida. Os estudantes aprovados nas provas passarão por uma entrevista oral no dia 17 de março. A comissão julgadora realizará uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada área, que serão avaliados pelo Conselho Docente da EICTV em uma seleção final. O processo será realizado em português e os nomes dos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

 

Condições e documentos exigidos para inscrição:

* Os documentos e materiais serão entregues no dia 16/03, antes dos exames escritos.

1) Ter idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1982 e 1990).

2) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição indicando o local onde fará os exames. O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova.

3) Apresentar certificados de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira.

4) Apresentar seu currículo impresso.

5) Apresentar carta de motivação, com não menos que 3 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.

6) Apresentar um autorretrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.

7) Apresentar um arquivo pessoal (portfólio), com materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, e outros, em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo.

8) Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (deve ser pago em dinheiro, no dia da prova).

9) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada na ficha de inscrição.

10) Certificado médico de aptidão física e mental.

 

Mais informações: www.eictv.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.